Policial
Segurança Pública apresenta redução nos índices de criminalidade em 2019
Débora Siqueira/Sesp-MT
De janeiro a novembro de 2019 foram registrados 745 assassinatos em Mato Grosso contra 839 no mesmo período do ano passado, uma redução de 11,2% dos casos. Do total de mortes violentas no ano, 81 são de mulheres, o que corresponde a 10,87% dos casos. No entanto, nem todas as mortes são consideradas feminicídios, uma vez que há outras motivações para os crimes que não apenas a condição de ser mulher. Entre as causas há rixas, ambição, álcool, tráfico de drogas, dentre outras.
Houve ainda o aumento de 12% de carros recuperados pelas polícias nos 11 meses deste ano na comparação com 2018. Foram 3.088 registros ante a 2.768 casos no ano passado. Já os casos de roubos e furtos caíram 27% e 13%, respectivamente, em todo o Estado.
Mesmo com números positivos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) na redução da criminalidade nos 11 primeiros meses do mandato, o governador Mauro Mendes prefere fazer avaliação positiva dos dados criminais apenas no fim da sua gestão, em dezembro de 2024.
“Os números que me são apresentados pela Sesp são positivos, mas tenho falado que quero comemorar ao final de 4 anos. Os números são muito importantes porque mostram o declínio de alguns indicadores de segurança pública e sensação de segurança maior, mas a grande comemoração será depois de quatro anos, um lapso de tempo melhor para fazer uma avaliação”, destacou Mauro Mendes.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que desde o início da gestão, o governador Mauro Mendes tem tentado reconstruir o estado. Na Sesp, Bustamante lembra que assumiu o cargo em janeiro com cenário de redução drástica na quantidade de viaturas, dificuldades financeiras que permearam ao longo do ano, contudo, o trabalho dos servidores da Segurança Pública fez toda a diferença para a redução da criminalidade.
“Esse foi o ano da dificuldade e ano que vem esperamos que o Governo do Estado, após o ajuste das contas, consiga dar retorno social maior ao cidadão por meio das ações de segurança pública. Sabemos que equipe econômica tem feito os ajustes necessários e com isso, esperamos ter viaturas suficientes e pessoal em todos os municípios”.

Policial
Bombeiros combatem incêndio em veículo em Rondonópolis

Foto: CBMMT
O 3º Batalhão Bombeiro Militar, unidade do CRBM-II de Rondonópolis, foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em veículo na manhã desta quarta-feira (10), no Bairro Belo Horizonte. Ao Chegar no local na Rua 31 de dezembro, foi identificado um veículo em chamas, o veículo se encontrava completamente tomado pelo fogo.

Foto: CBMMT
A guarnição do corpo de bombeiros deu início ao combate as chamas e foram gastos aproximadamente 600 litros de água no combate às chamas e rescaldo. A causa do incêndio não foi divulgada.

Foto: CBMMT
Não houve vítima no local, apenas danos materiais.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram
Policial
Pedreiro é condenado a 52 anos de reclusão por homicídio e estupros

O pedreiro Jeberson Alves dos Santos foi condenado nesta terça-feira (9), pelo Tribunal do Júri de Barra do Garças (a 509km de Cuiabá), pelo estupro e homicídio qualificado de Rhayany Rhutila Moraes Silva e pelo estupro da filha dela, de 11 anos de idade. O Conselho de Sentença reconheceu que o homicídio foi praticado com emprego de meio cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação de outro crime. A pena foi fixada em 52 anos, dois meses e cinco dias de reclusão em regime inicial fechado, bem como negado ao réu o direito de recorrer em liberdade.
De acordo com a denúncia da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Barra do Garças, os crimes aconteceram em novembro de 2020, na residência das vítimas. Jeberson dos Santos teria pulado o muro da casa para roubar, contudo, ao perceber que no local estavam somente mãe e filha, rendeu as vítimas com uma faca e as amarrou. O pedreiro levou as duas para o quarto, onde praticou na criança “atos libidinosos diversos de conjunção carnal”. Depois, levou a mãe para outro cômodo onde a estuprou.
Conforme o Ministério Público, para assegurar a impunidade dos crimes de estupro, Jeberson matou Rhayany asfixiada. O homem chegou a fugir, mas foi preso posteriormente na cidade de Nova Xavantina e confessou a prática dos crimes. O réu, que já possuía outras cinco condenações por crimes como roubo, furto e falso testemunho, respondeu ao processo preso.
Atuou no júri o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes. A sessão em plenário foi presidida pelo Juiz Douglas Bernardes Romão.
Fonte: MP MT
Policial
Irmãos são executados a tiros em frente de casa em Barra do Garças
Os irmãos Jânio Rodrigues de França, de 37 anos, e Jalmin Rodrigues de França, 36, foram assassinados a tiros na noite dessa quinta-feira (4) em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Os suspeitos do duplo homicídio ainda estão foragidos.
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 20h, no bairro Novo Horizonte, quando dois homens em uma motocicleta foram vistos nas proximidades, dirigindo o veículo em alta velocidade.
Os dois bandidos se aproximaram dos irmãos, que estavam em frente de casa, sentados. Os homens fizeram os disparos e, apesar de as vítimas terem tentado fugir, ainda foram atingidas.
Após o crime, os autores dos tiros fugiram e ainda estão foragidos. Vizinhos que ouviram os disparos acionaram a Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado e constatou a morte das vítimas. O local foi isolado para realização de perícia.
A Polícia Civil ainda investiga o caso.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram
-
Policial05/08/2022 - 11:35
Irmãos são executados a tiros em frente de casa em Barra do Garças
-
Esportes05/08/2022 - 11:22
Cuiabá apresenta atacante Deyverson ex-Palmeiras
-
Policial05/08/2022 - 11:05
Acidente deixa uma pessoa morta e duas em estado grave na MT-130 em Rondonópolis
-
Política MT04/08/2022 - 21:31
Em Convenção, Thiago Silva é uma das principais apostas do MDB à Assembleia Legislativa
-
Rondonópolis05/08/2022 - 12:19
28ª edição do Torneio Leiteiro terá homenagem a pioneiro e premiação em dinheiro na 48ª EXPOSUL
-
Esportes05/08/2022 - 18:58
Rondonópolis Hawks fecha preparação para estreia no Brasileirão de Futebol Americano
-
Política MT08/08/2022 - 09:10
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Rondonópolis04/08/2022 - 12:40
Prefeito recebe representantes da categoria para discutir reivindicações