Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sema apresenta nova modelagem do CAR Digital a representantes de sindicatos rurais

Publicado

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, apresentou nesta sexta-feira (04.4) a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital) a representantes de 80 sindicatos rurais de Mato Grosso. A exposição integrou a programação da 1ª Assembleia Ordinária do ano, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá.

“Mato Grosso é um estado que produz, mas também é um estado que conserva. Estamos aqui para mostrar a trajetória da regularização ambiental, os desafios que enfrentamos e o que nós temos para o próximo ano. A nova modelagem do CAR Digital está sendo construída coletivamente para que possamos aprimorar o nosso sistema de análise dos cadastros ambientais rurais no estado”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, participou das discussões e ressaltou que o Governo do Estado tem se empenhado para corrigir os problemas que o CAR ainda apresenta aos produtores rurais. “Estamos aqui para intensificar o diálogo para que, juntos, possamos buscar as soluções”, enfatizou Fábio Garcia.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, atualmente, a maior parte das recusas do cadastro ambiental rural está relacionada a divergências quanto às Áreas de Uso Antropizado do Solo (AUAS), aquelas que estão degradadas e alteradas, com ou sem autorização do órgão ambiental.

“Com a nova modelagem do CAR Digital, está sendo estabelecida tolerância de 30 metros nas áreas de uso antropizado do solo, que terá como limite cinco hectares para cada polígono. Isso eliminará boa parte dos problemas”, assegurou.

Veja Mais:  Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia volta a Cuiabá

A secretária afirmou ainda que o novo CAR não dependerá de aceite ou recusa do produtor para validação, o que dará celeridade ao processo de regularização. “O status de CAR digital validado somente será alterado se o interessado solicitar alguma retificação”, informou.

As estratégias para aprimoramento do CAR Digital já foram apresentadas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, diretoria da Famato e, agora, aos sindicatos rurais.

“Além de dar transparência ao trabalho que vem sendo realizado, queremos somar esforços na busca de soluções mais adequadas para divergências técnicas e de interpretação jurídica que ainda persistem”, concluiu a secretária.

Assentamento Rural

Durante a participação no evento, a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, falou sobre a iniciativa inédita que está sendo implementada pela Sema em parceria com o Sindicato Rural de Tangará da Serra, Município e Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI) para auxiliar os pequenos produtores no processo de regularização de suas terras.

Cerca de 1.300 pequenos produtores estão sendo beneficiados com a iniciativa. O acordo busca projetos de eficiência produtiva das propriedades, com a meta de apoiar as lideranças dos assentamentos e atuar como intermediário para facilitar a comunicação e o entendimento do projeto de regularização.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Publicado

Uma missão internacional articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou um passo estratégico rumo à abertura do mercado chinês para o DDG – subproduto da indústria de etanol de milho, utilizado como suplemento proteico na alimentação animal. O movimento pode redefinir o futuro da cadeia produtiva no estado, maior produtor nacional de etanol à base de milho.

A articulação começou na China, com a servidora pública estadual Ariana Guedes, que atua no país asiático. Foi ela quem recebeu o contato inicial do grupo Donlink, gigante chinesa do setor agroindustrial, interessada na importação de pulses – como gergelim e feijões – e, principalmente, do DDG mato-grossense. A partir desse contato, a Sedec passou a intermediar a missão da empresa ao Estado, com apoio do IPIM, Instituto chinês de promoção comercial da região de Macau.

A comitiva da Donlink desembarcou em Cuiabá no domingo (13.4) e, em apenas três dias, visitou instalações, conheceu o setor produtivo e firmou três memorandos de entendimento, com a própria Sedec, com a Associação dos Cerealistas de Mato Grosso (Acemat) e, por fim, com a Bioind (Associação das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), este último assinado nesta quarta-feira (16.4), com a presença do secretário César Miranda.

“É um momento histórico para Mato Grosso. Estamos com uma grande empresa chinesa e com a BioInd, assinando um memorando de entendimento da venda do DDG fabricado em Mato Grosso, produzido nas usinas de etanol de milho e cana de açúcar, para o grupo chinês. É a abertura do mercado para o nosso DDG, o mercado chinês, e consequentemente, toda a Ásia. Esse é o trabalho do Governo de Mato Grosso unindo a iniciativa privada brasileira e a iniciativa privada chinesa”, disse o secretário.

Veja Mais:  Faccionado com diversas passagens criminais é preso por tráfico em Peixoto de Azevedo

A assinatura do memorando com a Bioind tem um valor estratégico, pois pode ser usado pela Donlink como argumento oficial junto ao governo chinês para acelerar a abertura do mercado ao DDG brasileiro. Hoje, a China consome cerca de 7 milhões de toneladas por ano do produto, mas não importa o DDG do Brasil por falta de acordo sanitário entre os países.

“O papel da Sedec foi de articulação e ponte entre os interesses da empresa chinesa e o setor produtivo de Mato Grosso. Em pouco tempo, promovemos encontros com instituições como a Famato, Imea, Aprofir Brasil, Sebrae e empresa”, destacou o coordenador de Comércio Exterior da Sedec, Leonardo Figueredo.

Para o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o entendimento firmado nesta missão é um marco.

“Ao trabalharmos pela abertura do mercado para o DDG, fomentamos toda a cadeia produtiva do etanol. Mostramos para os investidores que Mato Grosso tem mercado, competitividade e que o DDG também pode ser um ativo de valorização”, afirmou.

Lobo reforça que o Estado já lidera a produção nacional de etanol de milho, respondendo por cerca de 80% da produção do país, e que novas oportunidades podem impulsionar a instalação de mais plantas industriais.

A expectativa agora é que o memorando sirva de base para tratativas diplomáticas. Uma missão brasileira deve visitar a China ainda em maio, e há também movimentações para que autoridades chinesas venham ao Brasil.

Veja Mais:  Seis espaços museológicos para se visitar em Mato Grosso

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros resgatam corpo encontrado por pescadores no rio Apiacás

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde de quarta-feira (16.4), um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado boiando no rio Apiacás, no município de Paranaíta (a 839 km de Cuiabá).

A equipe da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) foi acionada por volta do meio-dia, após pescadores avistarem o corpo à deriva e comunicarem o ocorrido.

Os bombeiros se deslocaram até o local e realizaram a retirada do corpo d’água. No entanto, devido ao estado de decomposição do corpo, não foi possível identificar a vítima ou determinar seu sexo no momento do resgate.

O corpo foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Alta Floresta, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários para a identificação da vítima e para esclarecer as circunstâncias da morte.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil cumpre 12 mandados judiciais contra o crime organizado em Terra Nova do Norte
Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT apresenta linhas de crédito na Norte Show e reforça apoio ao produtor rural

Publicado

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso marcou presença durante os quatro dias da Norte Show, em Sinop, feira do setor de tecnologia e fomento ao agronegócio.

A equipe da agência realizou atendimento de empresários no estande do Governo do Estado apresentando as linhas de crédito, principalmente o crédito rural como oportunidade de crescimento e melhoria para os negócios da região norte.

Com foco na agropecuária, a feira é uma oportunidade de novas possibilidades, como é o caso do pecuarista Ricardo Gomes. Ele procurou o estande para conhecer as linhas de crédito e entender melhor de que forma poderia fomentar o seu negócio com o crédito.

“Estamos vendo o que a Desenvolve MT proporciona, conhecendo mais sobre as linhas de crédito. Estamos interessados em adquirir os maquinários, tratores e implementos e queremos saber o que nós, pecuaristas, e produtores de áreas rurais, podemos conseguir”, explicou o produtor.

A Desenvolve MT disponibiliza cinco linhas de crédito, todas com foco no fortalecimento dos negócios mato-grossenses. Entre elas, destaque para a linha rural, voltada ao financiamento de itens novos ou seminovos destinados ao uso nas atividades do setor agropecuário.

Durante a feira, o diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT, Hélio Tito Simões de Arruda, ressaltou a importância do atendimento realizado no estande da agência, como forma de aproximar soluções financeiras do público empreendedor rural.

Veja Mais:  Papiloscopista relata sobre utilização de tecnologias na identificação a vítimas de desastres

“Nós estamos na Norte Show para fomentar a economia do Estado de Mato Grosso. Há uma grande procura de crédito, em especial um grande número de produtores procurando crédito rural. Nosso trabalho está sendo explicar como esse processo funciona para eles, os juros, as condições e os itens financiáveis”, destaca.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a Sedec unida, durante a feira, com todos os órgãos do Governo do Estado para apoiar o desenvolvimento e fortalecer a economia local, e a Desenvolve MT traz uma novidade para o setor agropecuário com a linha de crédito rural.

“A Desenvolve MT, que só trabalhava com o foco no espaço urbano, entrou no meio rural também. Com isso, ela está em busca de apoiar o pequeno e o médio produtor, que precisam de recursos para adquirir máquinas e equipamentos”, destacou.

Além dos atendimentos realizados durante a Norte Show, a Desenvolve MT também aproveitou a feira para estreitar laços com empresários e instituições do setor, visando novas parcerias e oportunidades de negócios.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana