Cidades
Semob fiscaliza serviços de transportes individual clandestinos na Capital
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizou na noite de quinta-feira (19) uma operação para coibir a clandestinidade no transporte individual de passageiros. O foco da fiscalização foi o serviço de mototáxi. Contando com o apoio da Policia Militar de Mato Grosso e da Secretaria Municipal de Ordem Pública, nove motocicletas foram apreendidas.
Conforme explica o coordenador de Operações de Fiscalização de Transporte, Ronaldo Alves Gouvêa Junior, essa ação será constante e aqueles que forem pegos trabalhando de forma irregular, poderão ter o veículo apreendido. “Assim como ocorreu nesta quinta, a Secretaria continuará a fazer essas operações para coibir o transporte irregular de passageiros”, pontua o coordenador.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o prazo para a regularização dos mototaxistas e para os taxistas, havia sido prorrogado para o último dia 29 de junho. “Percebemos a crise que se assolou em todos os setores, inclusive no transporte de passageiros. O prefeito Emanuel Pinheiro se sensibilizou e prorrogou o prazo, que seria em março, para junho. Porém, mesmo com a extensão do prazo, muitos mototaxistas e taxistas não regularizaram a situação”, afirma o secretário.
Conforme portaria publicada no dia 03 de maio, o não comparecimento até a data limite poderia incidir na exclusão do sistema de permissões, bem como a baixa no Cadastro Mobiliário junto à Prefeitura de Cuiabá e a inclusão do permissionário em dívida ativa.
O diretor de Transporte, Nicolau Budib, explica que pelo menos 40% dos taxistas não fizeram a regularização da permissão anual e a operação deve se estender também a categoria. “Há pessoas que já não fazem há pelo menos dois anos a renovação da permissão. Temos um grupo de cerca de 30 permissões que não renovaram em 2016, por inúmeros motivos. Em relação a esses mais antigos, a Semob deve analisar caso a caso e dependendo, podemos abrir um procedimento administrativo, que pode culminar na extinção da permissão ou a retomada dela para a prefeitura”, alerta o diretor.
O secretário Antenor Figueiredo orienta os taxistas e mototaxistas que sigam o regimento conforme Legislação Municipal. “Diante disse vamos intensificar a fiscalização, com possibilidade de apreensões desses veículos, até que os trâmites legais sejam seguidos e as vistorias realizadas. Essa é uma questão, inclusive, de segurança para as pessoas que fazem uso desse tipo de transporte e em respeito aos que fizeram a inspeção dentro do prazo estipulado”, argumenta.
A vistoria é feita no pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Atualmente, constam nos registros do Município 604 táxis e 420 mototaxistas regulamentados para explorar o serviço de transporte de passageiros.
“Queremos acabar com a clandestinidade nesses tipos de transporte, para que possamos dar segurança e confiança para os munícipes que utilizam esse serviço”, finaliza o secretário.
Táxi
Para que o condutor do veículo esteja apto a atender a população, é necessário que ele possua cadastro junto à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, responsável pela emissão do Alvará.
Com a renovação de sua permissão em mãos, o proprietário e o permissionário do táxi (quando houver) devem encaminhar, para a Semob, a documentação pessoal e do automóvel, além de efetuar o pagamento das taxas e protocolo.
O táxi que ficar três anos consecutivos sem fazer a vistoria é retirado do sistema e fica inativo pela Prefeitura de Cuiabá. A situação resulta assim na perda do ponto de táxi, e se for flagrado trabalhando de forma irregular estará sujeito a receber multa e até mesmo ser apreendido.
Mototáxi
O Decreto Municipal N° 4.897/2010 normatizou a profissão na capital, tendo como base a Lei Federal n° 12.009/2009.
Durante a vistoria, entre os itens que são verificados estão: condições gerais do veículo; padronização das cores verde e amarelo; placa na cor vermelha; colete e capacete; selo de vistoria do tanque do veículo, referente ao ano; e capacidade do condutor de operar em serviço regular. Nesse sentido, o condutor deverá ter um curso de mototaxista, além de atestado de antecedentes, comprovante de endereço, entre outros documentos.
O serviço de moto táxi irregular é infração grave de trânsito, prevista no artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade resulta em multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira e medida administrativa, como a apreensão do veículo, até que a situação seja regularização.
A fiscalização é feita por meio de uma equipe volante permanente, em operações que são realizadas em vias de grande circulação, ou de recebimento de denúncia na Ouvidoria pelo telefone 0800 645 1517.
Lucas do Rio Verde
Equipe de enfermagem participa de capacitação sobre infecções sexualmente transmissíveis
A equipe de enfermagem das unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde participa, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), no Espaço Saúde, de uma capacitação.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “Dezembro Vermelho”, Mês de Enfrentamento ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
De acordo com a Dra. Gabriela Porazzi, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a capacitação tem como foco o acolhimento, prevenção, diagnóstico e o tratamento das doenças.
“A capacitação abrange vários tópicos, a importância do teste rápido e da abordagem do profissional em caso de resultado positivo, a fim de amparar o paciente e mostrar que é possível ter uma vida normal com a doença.”
Até o dia 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando várias ações referentes ao Dezembro Vermelho, com o Dia “D”, de testes rápidos, na próxima quarta-feira (18), no SAE.
Em Lucas do Rio Verde, segundo a coordenadora, somente em 2024, foram diagnosticados 41 novos casos de HIV, seis a menos que no ano passado. São 450 pacientes em acompanhamento pela rede municipal de saúde.
“O grande desafio está na prevenção à doença, com o uso do preservativo e na adesão do paciente ao tratamento. É possível ter uma vida normal com o HIV, desde que tenha o acompanhamento médico”.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Cidades
Idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada devem procurar o CRAS de sua região
A secretaria de Assistência Social, de Várzea Grande, por meio do Cadastro Único, está convocando idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para que procurem, com urgência, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), mais perto de sua região, para fazerem a atualização cadastral.
Como explica a coordenadora do Cadastro Único, Elizângela Arantes, o programa passou por ajustes, por isso é necessário que o beneficiário faça a atualização cadastral, para que não ocorra bloqueio da conta. “Caso isso aconteça o beneficiário terá dificuldades em ativar o benefício e, após 30 dias de bloqueio, a conta será cancelada”, alertou.
Elizângela Arantes destaca que o Benefício de Prestação Continuada está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, e garante o valor de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
De acordo com o Diagnóstico Socioterritorial da População Idosa de Várzea Grande, o setor do Cadastro Único, parceiro do programa idoso, possui cadastrados no sistema 6.455 pessoas entre 60 e 64 anos, e 16.832 pessoas maior que 65 anos, totalizando 23.287 idosos.
A coordenadora disse ainda que a secretaria de Assistência Social vem fazendo, diariamente, a busca ativas dessas pessoas, porém a dificuldade na comunicação acaba comprometendo o trabalho da equipe responsável por essa atribuição.
“Muitos idosos não possuem celular e utilizam o número de filhos ou terceiros e se há mudança de número, quebra ou extravio do equipamento perde-se o contato, por isso é necessário que este idoso compareça em uma unidade do CRAS para informar mudança de número e atualizar os dados cadastrais. É muito importante e urgente que os idosos procurem um centro social com urgência para atualização cadastral e também para inserção ao programa”, completou a Elizângela Arantes.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
Sorriso
Sorriso conquista Selo Ouro na alfabetização
A educação de Sorriso tem muito o que comemorar. A rede de ensino municipal foi reconhecida com o *”Selo Ouro”* no programa *Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada*, alcançando a pontuação máxima de 100 pontos. E quem comemora a conquista é toda a comunidade escolar.
“Esse resultado é fruto do esforço, dedicação e comprometimento de cada aluno, família, professores e servidores da educação.
Todos juntos mostraram podemos transformar desafios em vitórias”, ressalta a gestora da pasta, Lúcia Drescheler.
“Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos, que trabalharam com excelência e determinação para atingir os critérios exigidos pela Comissão Técnica de Avaliação”, reforça a secretária.
Para Lúcia, esse é um marco histórico para Sorriso mostrando que toda criança importa, e que, a Educação de Sorriso, está comprometida com a alfabetização de todas as crianças.
Sobre o Selo Ouro
No dia 23 de setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.
Essa iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Rondonópolis06/12/2024 - 12:30
Livros dos alunos da Emei Elaine Aparecida são expostos em decoração natalina de shopping
-
Rondonópolis06/12/2024 - 12:00
Semed recebe Selo Ouro do MEC pela excelência em educação
-
Rondonópolis06/12/2024 - 14:30
Procon atua para que empreendimentos noturnos garantam segurança das mulheres
-
Rondonópolis06/12/2024 - 18:30
Sanear garante desconto de até 50% para mais de 30 mil famílias
-
Rondonópolis06/12/2024 - 20:00
Prefeitura entrega mais 66 escrituras a moradores de mais 16 bairros da cidade
-
Rondonópolis06/12/2024 - 16:30
Prefeito inaugura escola no bairro Pedra 90
-
Rondonópolis08/12/2024 - 14:30
Prefeitura inaugura revitalização do miniestádio da Vila Mamed
-
Rondonópolis08/12/2024 - 16:01
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)