Policial

Uso de câmeras corporais por integrantes das forças de segurança é tema de seminário

Publicado

No próximo dia quatro de julho, o seminário ‘Segurança Pública e Tecnologias de Monitoramento’ trará à Cuiabá representantes das Polícia Militares de São Paulo e Santa Catarina para debater sobre a adoção de câmeras corporais por agentes da segurança pública.

O tema já tem uma discussão iniciada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e está em implantação em diversos estados do Brasil, entre os quais São Paulo e Santa Catarina. Durante o seminário, esses os dois estados     terão representantes contando suas experiências.

O Major Gabriel Correa, da Polícia Militar de Santa Catarina, considera importante o diálogo entre instituições, “porque é uma mudança de cultura não só da instituição que vai utilizar as câmeras, como também de quem vai receber as imagens”.

Sobre haver ou não resistência do uso, o coronel Wancley Rodrigues, comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, avaliou que resistência pode ocorrer, mas por desconhecimento do potencial das câmeras. “Elas podem reforçar o relato do policial e inocentá-lo em caso de acusação indevida”, analisou o comandante.

De acordo com o Ouvidor Geral de Polícia, Lúcio Andrade, as câmeras corporais são importantes para as polícias na investigação de crimes e em seus processos de corregedoria. “Chamamos a Polícia Militar de São Paulo e a de Santa Catarina porque são os estados pioneiros na aplicação do sistema. Outros estados já começaram nesse processo e não podemos ficar para trás”, afirma ele.

Veja Mais:  Dois homens são presos com arma e cocaína que seria vendida em festa

Andrade destaca que é em busca dessa modernização relevante que a Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso, órgão da Segurança Pública do Estado, promove esse primeiro debate entre as forças policiais e outros poderes.  

Fonte: PM MT

Comentários Facebook

Policial

PM prende suspeito de participar de roubo no bairro Santa Rosa e apreende arma

Publicado

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (24.06), um homem, de 20 anos, suspeito de participar de um roubo de carro, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Os policiais ainda apreenderam uma arma taurus calibre .38 com cinco munições intactas e uma deflagrada.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada próximo a rotatória do trevo do Santa Rosa, por um caminhoneiro, que informou sobre um roubo na Avenida Antártica. 

De imediato, os policiais se deslocaram até o endereço informado e se depararam com um acidente de trânsito envolvendo envolvendo um veículo Honda HRV, branco e um carro Mitsubishi ASX, cor de chumbo, momento em que testemunhas relataram que o motorista do HRV, ao perceber a presença da polícia, correu a pé sentido ao bairro Santa Rosa e o comparsa sentido Avenida Miguel Sutil. 

Os policiais ainda foram informados que um dos suspeitos havia efetuado um disparo de arma de fogo e pulado o muro de um terreno baldio escondendo a arma. Os militares correram para mesma direção e encontraram a arma. A PM ainda encontrou uma calça jeans, um boné e um aparelho celular.

Em varredura pelo local, os policiais conseguiram prender um dos suspeitos. Os policiais continuam em busca do segundo suspeito. 

O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes com os demais materiais apreendidos para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer. 

Veja Mais:  PM recupera cinco veículos em quatro cidades do Estado

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Dupla é presa com porções de cocaína e simulacros de arma de fogo em Rosário Oeste

Publicado

Policiais militares prenderam em flagrante dois homens, de 18 e 20 anos, por associação para o tráfico de drogas, na tarde desta quinta-feira (23.06), em Rosário Oeste. Na ação, a PM apreendeu porções de substância análoga a cocaína e dois simulacros de arma de fogo.

Durante rondas, por volta de 14h, a equipe do Grupo de Apoio (GAP) do 7º Batalhão da PM visualizou o momento onde dois homens em suspeita estavam passando objetos na mão de um para o outro, em frente a uma residência. Foi realizada abordagem à dupla, que apresentou grande nervosismo com a chegada da viatura da PM.

Em revista pessoal, foram encontradas porções de pasta base de cocaína com a dupla. Já no interior da residência, os PMs localizaram ainda mais porções da mesma droga e grande quantidade de ácido bórico dentro de uma garrafa pet. Além disso, dois simulacros de arma de fogo do tipo pistola calibre 9mm, uma balança de precisão e celulares foram apreendidos.

Diante da situação de flagrante, os dois homens receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Delegacia de Rosário Oeste, junto com o material apreendido, para registro do boletim de ocorrência e as demais providências cabíveis.

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

 
Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  PM prende casal que empinava moto em via pública em Rondonópolis
Continue lendo

Policial

Mulher é presa pela PM com mais de trinta porções de maconha e cocaína

Publicado

Policiais militares da 25º Companhia Indepentende apreenderam, na noite desta quinta-feira (23.06), mais de 30 porções de substâncias análogas à maconha e pasta base de cocaína e prenderam uma mulher, no bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande. 

Segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar, em rondas pela região, identificou um homem em atitude suspeita, saindo de uma residência em uma motocicleta modelo Biz. Ele, ao perceber a presença da polícia, jogou algo ao chão e fugiu em alta velocidade. 

Os policiais encontraram no local da fuga um pacote com 27 porções de pasta base de cocaína. De imediato, fizeram varredura no interior da casa e encontgraram uma bolsa com mais de 10 porções de maconha. Então, prenderam uma suspeita por tráfico de entorpecentes. 

Os policiais foram informados que o suspeito foragido possui diversas passagens criminais. 

Diante dos fatos, a mulher e os entorpecentes foram encaminhados à Central de Flagrantes para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  PM prende fornecedor e traficante que vendia drogas para universitários
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana