Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Ação preventiva evita alagamentos no bairro Alameda

Publicado

Ação conjunta com serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manutenção na rede de drenagem e retirada de entulhos das vias, garantiram o escoamento eficiente das águas, evitando transtornos, como os alagamentos

Durante a forte chuva registrada em boa parte da tarde e noite de ontem (23), o bairro Alameda não apresentou nenhum registro de alagamento ou invasão de água em residências. O resultado é fruto das ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo e a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

As equipes realizaram recentemente serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manutenção na rede de drenagem e retirada de entulhos das vias. Essas ações garantiram o escoamento eficiente da água, evitando transtornos, como alagamentos pelo bairro.

Além da drenagem, foi feito o nivelamento de ruas e melhorias pontuais na pavimentação, contribuindo para que a água da chuva não se acumulasse nas vias nem comprometesse o tráfego de veículos e pedestres.

Mesmo com ações emergenciais nesses primeiros seis meses de gestão, a prefeitura busca solução definitiva para a região, que sofre com alagamentos em vários pontos do Grande Cristo Rei, especialmente Construmat, Carrapicho e Alameda.

No final de abril, logo após o último registro de enchente no Alamenda, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. Durante a reunião, a prefeita destacou que a drenagem da Avenida da FEB tem como destino final justamente a região do bairro Alameda, o que compromete ainda mais a estrutura da região, um problema estrutural e antigo, que nunca foi levado a sério pelas gestões anteriores. “Temos um problema sério nos bairros Construmat e Alameda de alagamentos por absorção saturada, e esse fato deve se repetir, pois parte da drenagem da Avenida da FEB desemboca na região. Precisamos instalar aduelas de concreto com urgência”, afirmou Flávia.

Veja Mais:  Prefeitura abre licitação para concurso de anteprojetos do Dutrinha e Mercado Municipal

O bairro Alameda é uma das áreas que já sofreu com alagamentos e acúmulo de água. Desta vez, no entanto, graças à atuação antecipada das secretarias envolvidas, os moradores puderam enfrentar o temporal com tranquilidade. Ontem, por exemplo, mesmo com os córregos da Manga e da FEB cheios, as ações pontuais já realizadas pelo Município, possibilitaram a vazão das águas sem transtornos à população local.

A Prefeitura segue monitorando as regiões mais sensíveis do Município e reforçando as ações de prevenção, com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir a segurança da população várzea-grandense.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Prefeitura intensifica fiscalização sobre obstrução de passeios e vias públicas

Publicado

Visando a ordem e o bem-estar da população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização sobre a obstrução de passeios e vias públicas. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem como objetivo organizar e garantir a limpeza do município.

“Diante da alta demanda relacionada a vias obstruídas, estamos atuando de forma preventiva e orientativa e, se necessário, de forma repressiva. Com a identificação de veículos abandonados ou outros materiais que impeçam a livre circulação nos passeios e vias públicas, o proprietário será notificado pela fiscalização e deverá realizar a retirada desses materiais dentro do prazo estabelecido”, explicou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.

“Vale ressaltar que o nosso principal objetivo não é penalizar os moradores, mas resolver a problemática da obstrução das vias, por meio da fiscalização e conscientização da população. No entanto, aquele que descumprir o prazo para desobstrução estará sujeito à multa”, ressaltou o secretário da Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.

A Lei Complementar nº 60/2008, que institui o Código de Posturas do Município, proíbe o impedimento do livre acesso e trânsito da população nos passeios e demais vias públicas, assim como a utilização desses espaços para prestação de serviços de oficina e similares.

O prazo para remoção dos materiais das vias públicas será estabelecido pelos fiscais tributários/de postura no momento da notificação, podendo variar entre 48 horas e 7 dias. Caso seja descumprido, o responsável será autuado e deverá pagar uma multa que varia de R$ 2.220,00 a R$ 6.660,00, conforme a gravidade da obstrução.

Veja Mais:  Agentes de regulação, trânsito e auditores passam por capacitação

Dessa forma, a gestão municipal atua para garantir a segurança do trânsito de pedestres e veículos, nas calçadas, ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde. A ação também representa um cuidado com a saúde pública, já que veículos e materiais abandonados podem aumentar os riscos de proliferação de doenças.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Mais de 190 doses já foram aplicadas em ação de vacinação no Sine

Publicado

Equipes estarão imunizando a população até amanhã, quinta-feira, dia 10, das 10h às 16h. As doses são gratuitas

Somente no primeiro dia da ação, que iniciou na última terça-feira, 8, foram aplicadas mais de 190 doses de vacinas. Os imunizantes mais procurados foram a vacina contra Influenza, com 80 aplicações, seguida das vacinas contra Hepatite B e dT (dupla adulto), ambas com 50 doses aplicadas. Também foram registradas aplicações das vacinas DTP (3 doses), Meningocócica ACWY (4), Covid-19 (5) e Dengue (5).

A ação de vacinação está sendo realizada no Sine (Serviço Nacional de Emprego), localizado no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no espaço do Centro Estadual de Cidadania, das 10h às 16h e vai segue até amanhã, dia 10. As vacinas são gratuitas e estão abertas a toda a população.

“A ação de vacinação tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a importância da prevenção de doenças imunopreveníveis”, ressalta Alessandra Carreira, gerente de vigilância epidemiológica.

As vacinas estão sendo administrada por ordem de chegada e estão disponíveis para todas as faixas etárias: de crianças a idosos.

Vacinas disponíveis durante a ação:

• BCG

• Hepatite A e B

• Penta (DTP/Hib/Hepatite B)

• Pneumocócica 10 valente

• VIP (Poliomielite inativada)

• Rotavírus

• Meningocócica C

• Febre Amarela

• Tríplice Viral

Veja Mais:  Agentes de regulação, trânsito e auditores passam por capacitação

• Tetraviral

• DTP (tríplice bacteriana)

• Varicela

• HPV quadrivalente

• dT e dTpa (dupla e tríplice adulto)

• Meningocócica ACWY

• Influenza

• COVID-19

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação. Profissionais de saúde estão no local para orientar o público, aplicar as doses e atualizar as cadernetas conforme a faixa etária e o histórico vacinal de cada pessoa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Vestibular Social oferece 148 vagas gratuitas em cursos EAD

Publicado

As pré-inscrições estarão abertas até o dia 11 de julho para o Vestibular Social Univag 2025/2. A iniciativa oferece cursos de graduação e tecnológicos, na modalidade EAD e totalmente gratuitos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro Universitário Univag e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), está com pré-inscrições abertas até o dia 11 de julho para o Vestibular Social Univag 2025/2. A iniciativa oferece 148 vagas totalmente gratuitas em cursos de graduação e tecnológicos, na modalidade EAD.

O programa tem como foco ampliar o acesso ao ensino superior gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, mulheres vítimas de violência, pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas.

As pré-inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link (abaixo). A prova será aplicada no dia 27 de julho, às 16h, no Auditório 1 – Bloco B, no campus do Univag. O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com período de matrículas entre 1º e 8 de agosto.

Entre os cursos disponíveis estão: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Gestão Pública, Comércio Exterior, entre outros.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, a ação representa um importante avanço na promoção da cidadania: “Levar o ensino superior gratuito a quem mais precisa é garantir dignidade, autonomia e um futuro melhor para centenas de famílias várzea-grandenses e uma nova política pública de assistência social do Município”.

Veja Mais:  Prefeitura abre licitação para concurso de anteprojetos do Dutrinha e Mercado Municipal

ACESSE AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3lMpCKZ93oDTFT9hgUbn_P1XKHAXNEMUg1TSmK1TFTdbL0g/viewform

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana