Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Alunos da rede municipal de Várzea Grande são formados pelo Proerd

Publicado

Sessenta crianças e adolescentes, entre 10 e 12 anos, foram os primeiros formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Outras quatro escolas irão celebrar a conclusão do curso

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, recebeu a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), para a formatura de 60 crianças de 10 a 12 anos, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ontem (2). Outras unidades escolares de Várzea Grande também receberão a conclusão nesse primeiro semestre de 2025.

O Proerd é desenvolvido há 23 anos na cidade, pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

A prefeita enfatizou a importância da segurança e conscientização sobre as drogas para as crianças da rede municipal de ensino. “Parabéns crianças, parabéns por vencerem mais uma etapa da vida. Quero cumprimentar, primeiramente, além do dispositivo, a Polícia Militar e a todos que aqui caminharam durante essas 10 semanas, deram a essas crianças um pouco mais de conhecimento e de conscientização e educação”, disse a prefeita.

Representando secretário da SMECEL, Cleiton Marino Santana, o superintendente de Gestão, Rafael Medeiros, destacou a dedicação da Polícia Militar (PM), em um trabalho que agrega valor para educação municipal. “O programa cria responsabilidades. Esse é um excelente trabalho realizado pela PM em prol da educação e apoiado pela prefeita Flávia Moretti. E eles plantam uma responsabilidade, plantam educação, plantam uma sementinha em cada um de vocês, crianças, e amanhã vocês vão reproduzir. Vocês vão entender e vão repassar de forma brilhante o que vocês estão aprendendo hoje, parabéns por essa formatura”, enalteceu.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Nova praça pública será entregue no bairro Alvorada nesta terça-feira (24)

O responsável pelo Proerd de Várzea Grande, sargento Romualdo, destacou a finalidade do projeto. “O nosso objetivo é estar ensinando às crianças a permanecerem longe das drogas, da violência, e também ensinamos elas a terem responsabilidade. Nós apresentamos um modelo em que aprenderem a tomar decisões seguras e responsáveis na vida delas”, destacou o sargento.

Camila Emanuella Pereira Neves, diretora da EMEB ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, ressaltou a importância da parceria do Município com o Proerd. “Esse programa tem cunho educacional e se soma com as nossas ações aqui na escola, que é o de justamente orientar as crianças em relação às drogas, se manterem afastadas, evitarem a violência e não seguirem pelo caminho errado. A PM reforça e dá credibilidade a toda a essa ação”, destacou.

PR0ERD EM VG – Além da Escola ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, as outras EMEBs como, Emanoel Benedito, Gonçalo Domingos de Campos, Demétrio de Souza, Arlindo Ferreira de Campos, receberão a formatura na primeira etapa do programa.

Participaram da formatura, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, militares e outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Centro Histórico recebe exposição de Lettering Art a partir desta segunda-feira (07)

Publicado

A exposição do artista plástico Francisco Sena estará aberta à visitação por 10 dias

O Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, localizado na Praça da Juventude, abre as portas nesta segunda-feira, 07 de julho, para a exposição de telas do artista plástico Francisco Sena. A abertura da exposição está marcada para às 15h. A mostra reúne obras produzidas com a técnica de Lettering Art, em que palavras e frases ganham forma artística por meio de traços e composições visuais marcantes.

Além da beleza das mensagens escritas, um dos destaques da exposição é a sustentabilidade: todas as molduras das telas foram produzidas com materiais recicláveis, como restos de madeira e reaproveitamentos diversos.

A exposição estará aberta à visitação por 10 dias. O público pode conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento contínuo, sem intervalo para almoço. Aos sábados e domingos, o espaço funcionará das 17h às 21h.

A entrada é gratuita!

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Blitz educativa marca Dia de Combate ao Trabalho Infantil
Continue lendo

Sorriso

Cerimônia militar será realizada no Ganha Tempo da Zona Leste

Publicado

Ato é destinado a jovens dispensados do serviço militar obrigatório

Quinta-feira (10 de julho), às 7h, no Ganha Tempo da Zona Leste. Nesta data e neste local, os jovens que completam 18 anos em 2025 e foram dispensados do serviço militar obrigatório farão o juramento à bandeira.

O prazo para fazer o alistamento se encerrou no dia 30 de junho e, a exemplo de outros anos, foi feito de maneira online, pelo link https://alistamento.eb.mil.br/. Para facilitar o processo, a Prefeitura disponibilizou um banner no topo do site oficial.

Para os que já passaram dos 18 anos e ainda não regularizaram sua situação junto às Forças Armadas, a orientação é buscar atendimento na Junta de Serviço Militar (JSM) do Município, que funciona no Ganha Tempo da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Outras informações podem ser obtidas pelo 66 3907 8030.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Nova praça pública será entregue no bairro Alvorada nesta terça-feira (24)
Continue lendo

Sorriso

Campanha Julho Amarelo mobiliza Sorriso no enfrentamento às hepatites virais

Publicado

Mobilização acontece durante todo o ano no Município

Sorriso O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está intensificando a campanha do Julho Amarelo, cujo foco é conscientizar e levar informações sobre hepatites virais à população. As ações visam alertar para a prevenção, testagem e conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que afetam o fígado.

Em Sorriso, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), que oferece gratuitamente testes rápidos, aconselhamento e, em caso de resultado positivo, o encaminhamento imediato para o tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

A campanha iniciou ainda no final de junho, durante uma ação do programa “Idoso Ativo e Feliz”, realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). Na oportunidade, a infectologista Ana Paula Jorge Fernandes trabalhou as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a importância da realização dos testes rápidos, que também foi ofertado para o público presente.

Durante todo o mês de julho, o Serviço estará voltado as ações de conscientização. A enfermeira e coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, destaca que muitas pessoas vivem com hepatite sem saber, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. A campanha Julho Amarelo vem para lembrar que o cuidado com o fígado não pode ser adiado.

“Todas as unidades de saúde, disponibilizam testes rápidos e gratuitos para hepatites B e C; sífilis e HIV, além da vacina contra a hepatite B. A iniciativa conta também com a distribuição de materiais educativos, palestras e orientações. O foco é levar informação de forma acessível e reforçar a prevenção. Para quem tem vida sexual ativa, é essencial realizar os testes a cada seis meses e manter o uso do preservativo em todas as relações, pois é uma das formas mais seguras de se proteger contra as ISTs”, pontua.

Qualquer pessoa que queira saber um pouco mais sobre hepatites pode e deve procurar a unidade para tirar dúvidas e também para a realização de exames. O SAE fica aberto das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde, de segunda a sexta-feira. O Serviço atende na Avenida dos Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.

Veja Mais:  Políticas Públicas voltadas aos idosos serão debatidas em Conferências

Mais sobre o Julho Amarelo

O “Julho Amarelo”, foi instituído através da Lei 13.802, com objetivo de chamar a atenção para a luta contra às hepatites virais e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

As hepatites B e C, que afetam diretamente o fígado, muitas vezes evoluem de forma assintomática por anos, aumentando os riscos de cirrose, câncer hepático e até óbito. Em todo o Brasil, estima-se que entre 0,7% a 1% da população viva com hepatite B ou C crônica sem saber, o que representa mais de 1,5 milhão de pessoas. Só em 2023, foram registrados mais de 26 mil novos casos dessas infecções no país, conforme o Ministério da Saúde.

Vale reforçar que a hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina disponível na rede pública. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura através de tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

Sintomas

Os sintomas da hepatite podem variar conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, através de:

Dor de cabeça e mal-estar geral;

Dor e inchaço abdominal;

Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;

Urina escura, semelhante à cor da coca-cola;

Fezes claras, como massa de vidraceiro;

Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

Formas de transmissão:

A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Algumas formas de contaminação mais comuns incluem:

Veja Mais:  Prédios públicos são sanitizados em combate a Covid-19 em Tesouro

Compartilhar seringas;

Ter relações sexuais sem preservativo;

Consumir alimentos ou água contaminados por fezes;

Contato com urina ou fezes de uma pessoa contaminada.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana