Cidades

Atenção na execução de cada etapa assegura qualidade nas obras de pavimentação

Publicado

 

 

Promover um grande avanço na malha viária da cidade, levando o benefício da pavimentação para dezenas de bairros das quatro regiões, tem sido uma das principais buscas da Prefeitura de Cuiabá. Para alcançar esse propósito, montar um plano de combate ao grande déficit de asfaltamento do município foi uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao assumir a chefia do Palácio Alencastro. Nesse sentido, ainda em 2017, o gestor do Executivo implantou na Capital o programa “Minha Rua Asfaltada”, com o ousado objetivo de, em quatro anos, chegar a 600 quilômetros de obras.

Um ano e quatro meses após sua criação, o programa tem atingido as metas estipuladas e universalizado o acesso ao benefício para milhares de cuiabanos. Até o momento, são cerca de 30 bairros sendo atendidos e um total de 180 quilômetros de malha viária atingida, entre obras concluídas, em execução e em licitação. Alinhado à agilidade, o município tem colocado em prática todo cuidado com a qualidade. A atenção é adotada em cada uma das etapas, iniciando na escolha dos materiais, passando pela utilização de mão de obra especializada e tomando como princípio básico o seguimento das normas técnicas da área de infraestrutura.

“A população espera por anos pela chegada desse benefício. Então, nada mais correto que, ao contemplar um bairro, esse trabalho seja feito com qualidade. Temos conhecimento de todos os benefícios que a pavimentação traz para uma comunidade. O asfaltamento significa mais qualidade de vida, valorização dos imóveis, dignidade àqueles que pagam seus impostos e, por todos esses motivos, não podemos deixar que esse sonho se transforme em transtorno para o cidadão. Por isso, a principal determinação que coloquei ao implantar o ‘Minha Rua Asfaltada’ foi que a obra fosse executada com aquilo que se tem de melhor. É isso que a população merece e é isso que vamos buscar sempre oferecer”, argumenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Veja Mais:  Moradores em situação de rua recebem doação de cobertores

Para chegar aos resultados almejados, o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, afirma que é necessário entender a relevância de cada uma das fases da obra. Dessa forma, segundo o gestor, drenagem, terraplanagem e, por fim, o revestimento das vias com a pavimentação, devem receber o mesmo nível de importância durante a execução.

Drenagem

A drenagem, apesar de – em alguns casos – ser subestimada, é fundamental no resultado final do serviço. Uma obra sem a edificação da composição pluvial afeta diretamente no período de vida útil do pavimento e pode significar, em um curto espaço de tempo, prejuízo aos cofres públicos e grandes transtornos aos moradores. Isso porque o sistema é o principal responsável pelo escoamento de águas da superfície, evitando assim um acúmulo que resulte na diminuição da segurança para motoristas e transeuntes, bem como na qualidade e durabilidade da malha viária.

Segundo o secretário Vanderlúcio Rodrigues, cada projeto exige um diâmetro específico de tubulação a ser usado na obra. Ele conta que existem manilhas que vão de 40 cm a mais de um metro, sendo usadas de acordo com o volume de água da região e que a Secretaria só adquire o material a partir da constatação de que a fornecedora obedece todas as normas técnicas durante a fabricação.

“Infelizmente, quando passamos por várias ruas, observamos uma grande quantidade de água aglomerada – isso acontece justamente pela falta de drenagem. Ocorre que, em muitos casos, ao invés de estarmos asfaltando ruas novas, somos obrigados a trabalhar na solução dessas situações. Com isso temos que cortar o asfalto, abrir valetas e isso gera prejuízo ao erário”, explica o secretário.

Veja Mais:  Dia das Crianças será celebrado no PSF Santa Izabel I e II nesta sexta (11)

Terraplanagem

Nivelar o terreno de acordo com as marcações definidas no projeto também é um processo fundamental para que o cidadão possa usufruir de um asfalto sem deformidade. Diante disso, trabalhar na terraplanagem do solo torna-se uma medida indispensável. A ação é uma sequência do procedimento de locação topográfica, que é o que define onde haverá corte ou aterramento.

“A terraplanagem é a base que recebe o pavimento e, apesar de ficar escondida, é essencial para que o resultado saia de acordo com o que foi planejado. Ou seja, se essa etapa não for bem executada, isso acaba refletindo diretamente no final do serviço. Não adianta colocar asfalto com uma espessura grossa, se a base não for bem construída. Nesse sentido, procuramos sempre garantir a estabilização do solo, evitando, posteriormente, que o mesmo sofra qualquer tipo de alteração que resulte em danificação do pavimento”, afirma Vanderlúcio.

Pavimento

Em todas as obras, a Prefeitura tem adotado a utilização do revestimento do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O revestimento é considerado o mais moderno e recomendado para serviços de grande porte.

A cobertura com o revestimento asfáltico é parte final da obra e, assim como todas as outras, merece um acompanhamento de perto durante a execução. A Secretaria Municipal de Obras Públicas nomeia um engenheiro para atuar como fiscalizador do início ao fim de todo o processo. Essa medida permite, por exemplo, que o andamento siga conforme acordado em contrato e também uma atuação imediata na correção de qualquer inconformidade que possa aparecer na obra.

Veja Mais:  Secretarias de Saúde de Cuiabá e VG fazem acordo com SES para evitarem retenção de macas do SAMU

“Quando uma obra contratada apresenta algum tipo de inconformidade, acionamos a empresa responsável para que as correções sejam realizadas. Temos todas as garantias asseguradas pelo contrato e, caso preciso, fazemos valer esse direito. Todavia, em situações em que o trabalho é executado via administração direta, imediatamente, deslocamos uma equipe para detectar a origem do problema e encontrar uma solução rápida”, completa Vanderlúcio.

Comentários Facebook

Sinop

Formatura dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro será hoje (8)

Publicado

Nesta sexta-feira (8) cerca de 70 alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro receberão o certificado de conclusão do projeto. A cerimônia de formatura será no auditório da Unifasipe Aquarela, a partir das 19h, e deve reunir além dos familiares das crianças, autoridades do município.

Esta edição do projeto foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com aulas aos sábados no Centro de Convivência Dona Zezé, na região dos Vilas, totalizando 12 encontros.

Durante o projeto, as crianças, de 9 a 12 anos, participaram de atividades teóricas e práticas, nas quais puderam vivenciar diversas experiências como visita às instalações do Corpo de Bombeiros, acampamento, ida ao cinema e outras.

Também foram abordados assuntos como educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, orientação e sobrevivência na mata, prevenção contra o uso de drogas e visitas dirigidas.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Alunos da EJA realizam exposição em comemoração aos 300 anos de Cuiabá
Continue lendo

Sorriso

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

Publicado

Associação é responsável pela implementação de políticas públicas para desenvolvimento do setor

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

Veja Mais:  Dia das Crianças será celebrado no PSF Santa Izabel I e II nesta sexta (11)

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Veja Mais:  Prefeito lamenta falecimento do empresário Armindo Pardal

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães – Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas Municipais aderem à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

No período de novembro a dezembro, dedicado ao Combate à Violência Doméstica, as escolas municipais estão realizando atividades empenhadas em abordar a Campanha Laço Branco-Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que integra as ações dos 21 dias de Ativismo. Os alunos protagonizaram ações simbólicas e impactantes de reflexão e mobilização da população masculina.

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, com o apoio da Guarda Municipal, promoveram uma Parada de Trânsito, com distribuição de informativos, orientações e laços brancos, como forma de convite a caminhada que será realizada neste sábado, em Sorriso, promovida pela Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente.

A Escola São Domingos e CMEB Sorriso também realizaram uma programação com os alunos, que contou com uma palestra com membros da OAB Sorriso que destacou o trabalho da entidade nos casos de violência no Município, bem como, orientações de como prevenir e lidar com situações que envolvam a violência doméstica. Ao final, todos receberam o laço branco, como convite para a caminhada deste sábado (09).

A Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e 21 dias de Ativismo, terá concentração a partir das 16 horas, na Praça da Juventude, e seguirá pelas ruas, como um ato de homenagem as quatro mulheres (mãe e três filhas), vítimas de feminicídio, no último dia 27 de novembro, crime que causou grande comoção em todo o país.

Veja Mais:  Secretarias de Saúde de Cuiabá e VG fazem acordo com SES para evitarem retenção de macas do SAMU

Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher – um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana