Cidades
Democratização da música leva “Piano Gente” à Praça 8 de Abril
Som de qualidade e repertório popular, democrático e acessível a todos os segmentos sociais. Essa é a proposta do projeto ‘Piano Gente’, que chega a mais uma edição na quinta-feira (16), na tradicional Praça 8 de Abril, região central de Cuiabá. A escolha do ponto se justifica pelo intenso fluxo de carros e pedestres, atraídos pela concentração comercial na área.
A partir das 19h, eles poderão desfrutar de clássicos da MPB musicados pela Banda Giro. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, outras apresentações como esta deverão ocorrer em lugares de grande concentração de pessoas até os 300 Anos de Cuiabá.
“É uma maneira de democratizar instrumentos que muitas vezes podem parecer elitizados. O que queremos é desmistificar isso, criando um novo nicho de apreciadores dessa sonoridade. O resultado é gradual e esperamos que, futuramente, possamos testemunhar a formação de um público apreciador desta arte. Essa iniciativa vem ao encontro das propostas de humanização que o prefeito Emanuel Pinheiro tanto cobra de todos envolvidos na gestão”, afirma Vuolo.
A ação tira o instrumento de seu local tradicional para integrá-lo à trilha sonora de quem está deixando o trabalho, a caminho do ponto de ônibus, fazendo compras ou simplesmente caminhando. A última edição do evento foi realizada no mês de julho, no Mercado do Porto, em Cuiabá.
Seguindo esta tendência, ocorre simultaneamente, no bairro Novo Colorado, o ‘Circuito Quero Mais Cultura’. A Praça da Igreja contará, a partir das 19h, com apresentações do Palhaço Zabelim Plim Plim, Totó Bodega e Banda Os Maninhos. A programação, fruto de esforços da Prefeitura de Cuiabá, é gratuita.
Lucas do Rio Verde
Equipe de enfermagem participa de capacitação sobre infecções sexualmente transmissíveis
A equipe de enfermagem das unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde participa, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), no Espaço Saúde, de uma capacitação.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “Dezembro Vermelho”, Mês de Enfrentamento ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
De acordo com a Dra. Gabriela Porazzi, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a capacitação tem como foco o acolhimento, prevenção, diagnóstico e o tratamento das doenças.
“A capacitação abrange vários tópicos, a importância do teste rápido e da abordagem do profissional em caso de resultado positivo, a fim de amparar o paciente e mostrar que é possível ter uma vida normal com a doença.”
Até o dia 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando várias ações referentes ao Dezembro Vermelho, com o Dia “D”, de testes rápidos, na próxima quarta-feira (18), no SAE.
Em Lucas do Rio Verde, segundo a coordenadora, somente em 2024, foram diagnosticados 41 novos casos de HIV, seis a menos que no ano passado. São 450 pacientes em acompanhamento pela rede municipal de saúde.
“O grande desafio está na prevenção à doença, com o uso do preservativo e na adesão do paciente ao tratamento. É possível ter uma vida normal com o HIV, desde que tenha o acompanhamento médico”.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Cidades
Idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada devem procurar o CRAS de sua região
A secretaria de Assistência Social, de Várzea Grande, por meio do Cadastro Único, está convocando idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para que procurem, com urgência, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), mais perto de sua região, para fazerem a atualização cadastral.
Como explica a coordenadora do Cadastro Único, Elizângela Arantes, o programa passou por ajustes, por isso é necessário que o beneficiário faça a atualização cadastral, para que não ocorra bloqueio da conta. “Caso isso aconteça o beneficiário terá dificuldades em ativar o benefício e, após 30 dias de bloqueio, a conta será cancelada”, alertou.
Elizângela Arantes destaca que o Benefício de Prestação Continuada está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, e garante o valor de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
De acordo com o Diagnóstico Socioterritorial da População Idosa de Várzea Grande, o setor do Cadastro Único, parceiro do programa idoso, possui cadastrados no sistema 6.455 pessoas entre 60 e 64 anos, e 16.832 pessoas maior que 65 anos, totalizando 23.287 idosos.
A coordenadora disse ainda que a secretaria de Assistência Social vem fazendo, diariamente, a busca ativas dessas pessoas, porém a dificuldade na comunicação acaba comprometendo o trabalho da equipe responsável por essa atribuição.
“Muitos idosos não possuem celular e utilizam o número de filhos ou terceiros e se há mudança de número, quebra ou extravio do equipamento perde-se o contato, por isso é necessário que este idoso compareça em uma unidade do CRAS para informar mudança de número e atualizar os dados cadastrais. É muito importante e urgente que os idosos procurem um centro social com urgência para atualização cadastral e também para inserção ao programa”, completou a Elizângela Arantes.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
Sorriso
Sorriso conquista Selo Ouro na alfabetização
A educação de Sorriso tem muito o que comemorar. A rede de ensino municipal foi reconhecida com o *”Selo Ouro”* no programa *Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada*, alcançando a pontuação máxima de 100 pontos. E quem comemora a conquista é toda a comunidade escolar.
“Esse resultado é fruto do esforço, dedicação e comprometimento de cada aluno, família, professores e servidores da educação.
Todos juntos mostraram podemos transformar desafios em vitórias”, ressalta a gestora da pasta, Lúcia Drescheler.
“Nosso agradecimento especial a todos os envolvidos, que trabalharam com excelência e determinação para atingir os critérios exigidos pela Comissão Técnica de Avaliação”, reforça a secretária.
Para Lúcia, esse é um marco histórico para Sorriso mostrando que toda criança importa, e que, a Educação de Sorriso, está comprometida com a alfabetização de todas as crianças.
Sobre o Selo Ouro
No dia 23 de setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.
Essa iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Rondonópolis06/12/2024 - 12:30
Livros dos alunos da Emei Elaine Aparecida são expostos em decoração natalina de shopping
-
Rondonópolis06/12/2024 - 12:00
Semed recebe Selo Ouro do MEC pela excelência em educação
-
Rondonópolis06/12/2024 - 14:30
Procon atua para que empreendimentos noturnos garantam segurança das mulheres
-
Rondonópolis06/12/2024 - 18:30
Sanear garante desconto de até 50% para mais de 30 mil famílias
-
Rondonópolis06/12/2024 - 20:00
Prefeitura entrega mais 66 escrituras a moradores de mais 16 bairros da cidade
-
Rondonópolis06/12/2024 - 16:30
Prefeito inaugura escola no bairro Pedra 90
-
Rondonópolis08/12/2024 - 14:30
Prefeitura inaugura revitalização do miniestádio da Vila Mamed
-
Rondonópolis08/12/2024 - 16:01
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)