Cidades
Entidades têm até o dia 17 de março para se inscrever no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande está com inscrições abertas para entidades da sociedade civil interessadas em integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande (CMDM-VG) no biênio 2026-2028. Ao todo, são ofertadas seis vagas destinadas a instituições não governamentais que atuam na defesa e promoção dos direitos das mulheres no município. O prazo para inscrição termina impreterivelmente no dia 17 de março, e as entidades devem ficar atentas a todas as exigências do edital para garantir a homologação da candidatura.
Para participar do processo, é necessário protocolar a documentação completa em envelope lacrado até o dia 17, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, localizada na Avenida Castelo Branco, no Centro Sul. Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com documentação incompleta.
Entre os documentos exigidos da entidade estão o ofício de indicação das representantes — titular e suplente —, o estatuto social registrado, a ata de eleição da diretoria atual, o cartão do CNPJ e o comprovante de endereço da instituição. Já as representantes indicadas devem apresentar cópia do RG e do CPF, além de certidões negativas cíveis e criminais da Justiça Estadual e da Justiça Federal. A ausência de qualquer um dos documentos pode resultar na não homologação da candidatura.
O cronograma do processo eleitoral prevê a publicação da lista de candidaturas homologadas no dia 19 de março. Nos dias 20 e 21 de março estará aberto o prazo para interposição de recursos. A eleição será realizada no dia 26 de março, às 16h, de forma presencial, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Avenida Castelo Branco, no bairro Água Limpa. A votação será feita pelas entidades habilitadas que estiverem presentes e, caso o número de candidaturas seja igual ao número de vagas disponíveis, a eleição poderá ocorrer por aclamação.
A presidente do conselho, Alexandrina Esquivel, reforça que a participação da sociedade civil é fundamental para fortalecer o controle social e ampliar a rede de proteção às mulheres de Várzea Grande. Segundo ela, o colegiado é um espaço estratégico de decisão e fiscalização, garantindo que as políticas públicas avancem em áreas sensíveis como saúde, assistência social e o enfrentamento à violência doméstica. O processo será conduzido por Comissão Eleitoral instituída pela Resolução nº 002/2026, composta por servidoras efetivas.
A administração municipal reforça o chamado para que todas as entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres organizem a documentação e realizem a inscrição dentro do prazo. O dia 17 de março é a data final para garantir participação no processo e contribuir ativamente com as políticas públicas voltadas às mulheres no município.
A Resolução nº 002/2026 e o Edital 01/2026/CMDM de convocação com todos os detalhes foram publicados no Diário Oficial Eletrônico de Várzea Grande do dia 16 de fevereiro, edição nº 442 e está disponível no link: https://diario.varzeagrande.mt.gov.br/
Galeria de Fotos (2 fotos)
Cidades
Posse da nova secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, empossa nesta segunda-feira (16) a nova titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Maria Fernanda Figueredo.
A solenidade será realizada na Secretaria Municipal de Educação, às 8h30, seguida de entrevista coletiva à imprensa.
A nova secretária foi nomeada na última sexta-feira (13), com publicação no Diário Oficial do Município.
Maria Fernanda é educadora efetiva da rede municipal há 23 anos. Pós-graduada em Educação Infantil e Gestão Escolar, é pesquisadora associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora das redes pública e privada e possui experiência na gestão de programas e projetos educacionais.
Ao longo da carreira, também atuou como gerente regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na região Centro-Oeste e na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
Além da atuação na educação, Maria Fernanda é escritora e sócia-fundadora da Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento (Lírios), entidade que presidiu até 2023 e na qual atualmente segue colaborando como voluntária.
Galeria de Fotos (1 foto)
Cidades
Secretaria de Saúde debate padronização na distribuição de leites e fórmulas nutricionais
Nutricionistas da rede municipal de saúde estiveram reunidas com o superintendentes da Atenção Secundária à Saúde, Vitor José Carvalho, para discutir uma nova estratégia de organização do fluxo de distribuição de leites e fórmulas nutricionais destinadas aos pacientes assistidos pelas unidades vinculadas à pasta. O encontro contou também com a participação do superintendente da administrativa, assessoria de gabinete, assessora jurídica e as nutricionistas.
A proposta é padronizar e centralizar o processo de controle e distribuição desses insumos, que atendem crianças, adolescentes e adultos, internados ou assistidos pela saúde, conforme suas necessidades nutricionais específicas. Os produtos são utilizados por pacientes acompanhados por serviços como o EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), SAE (Serviço de Assistência Especializada) e pelo Pronto-Socorro, entre outras unidades da rede.
Atualmente, a distribuição ocorre de forma descentralizada entre os serviços, o que muitas vezes gera dificuldades para identificar rapidamente onde determinado tipo de leite ou fórmula está disponível quando o estoque de uma unidade se esgota. Com a nova estratégia, a equipe estuda a criação de um fluxo padronizado com um ponto central de controle e consulta de estoque, por meio de sistema eletrônico, permitindo que as unidades verifiquem a disponibilidade dos produtos e façam a solicitação de forma mais ágil.
De acordo com a nutricionista Beatriz Camarinho, a iniciativa busca tornar o processo mais organizado e eficiente para garantir que os pacientes não fiquem sem o suporte nutricional necessário.
“Estamos trabalhando para estruturar um fluxo único de distribuição, com controle centralizado das fórmulas especializadas. Isso vai facilitar o acesso das unidades às informações de estoque e agilizar o atendimento aos pacientes que dependem dessas dietas específicas”, destacou.
O superintendente da Atenção Secundária, Vitor José Carvalho, reforçou que a medida também contribui para fortalecer a organização da rede assistencial, especialmente para os pacientes acompanhados em serviços especializados.
“Grande parte desses pacientes é acompanhada pela atenção secundária e terciária, e a organização desse fluxo é fundamental para garantir continuidade do cuidado e mais agilidade no atendimento. A padronização vai permitir melhor controle dos insumos e maior eficiência na distribuição”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a iniciativa faz parte das ações de aprimoramento da gestão interna dos serviços, com foco em melhorar os processos e assegurar que os pacientes tenham acesso contínuo aos insumos necessários para o tratamento nutricional.
Galeria de Fotos (2 fotos)
Cidades
Várzea Grande realiza “Mulheres em Movimento” com foco em direitos, proteção e valorização feminina
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na tarde desta sexta-feira (13), o evento “Mulheres em Movimento – Cultura, Direitos e Proteção”, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A ação reuniu mulheres atendidas pela rede socioassistencial do município e servidoras marcando as atividades alusivas ao mês dedicado às mulheres, com foco na valorização feminina, fortalecimento de vínculos e orientação sobre direitos.
A programação começou com a recepção e credenciamento das participantes, seguida da abertura oficial, que destacou a importância de ampliar espaços de acolhimento, informação e fortalecimento das mulheres dentro das políticas públicas municipais. Durante o evento, também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo projeto Viver Melhor, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de um momento cultural com homenagem poética às mulheres presentes.
Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pela comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Raissa Helena, que abordou os direitos das mulheres, a importância da rede de proteção e os principais canais de denúncia disponíveis para casos de violência. A palestra também abriu espaço para perguntas e orientações, aproximando as participantes dos serviços de segurança e proteção.
O evento contou ainda com um momento simbólico de valorização, com desfile das participantes, iniciativa voltada ao fortalecimento da autoestima e do protagonismo feminino. A programação incluiu também sorteio de brindes e um momento de confraternização, encerrando as atividades com integração entre as participantes e equipes da assistência social.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do município em garantir acolhimento e orientação às mulheres.
“Este é um momento de fortalecimento, de escuta e de valorização das mulheres que fazem parte da nossa comunidade. A assistência social trabalha diariamente para garantir proteção, informação e acesso a direitos, e eventos como este ajudam a aproximar essas mulheres da rede de apoio existente no município”, afirmou.
A prefeita de Flávia Moretti ressaltou que a programação integra as ações da gestão voltadas à promoção da dignidade e do protagonismo feminino.
“Quando promovemos espaços como este, estamos reafirmando que as mulheres precisam ser ouvidas, acolhidas e valorizadas. O poder público tem o dever de fortalecer políticas que garantam proteção, autonomia e oportunidades. Este evento simboliza exatamente isso: união, informação e respeito às mulheres de Várzea Grande”, declarou.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
Esportes09/03/2026 - 23:30Palmeiras domina seleção do Paulistão e Flaco López é eleito craque do campeonato
-
Esportes10/03/2026 - 00:00Fluminense domina seleção do Carioca 2026 mesmo sem o título; Pedro e Patryck dividem artilharia
-
Agro News09/03/2026 - 12:00Alta do petróleo no exterior abre espaço para especulação com diesel e afeta colheita no Sul
-
Esportes09/03/2026 - 08:00Mixto quebra jejum de 18 anos e conquista o Campeonato Mato-Grossense
-
Rondonópolis11/03/2026 - 15:37Prefeitura veta projeto que obrigava envio imediato de informações médicas à polícia em casos de flagrante em Rondonópolis
-
Agro News09/03/2026 - 12:00Serasa: pedidos de recuperação judicial no agro bateram recorde em 2025
-
Esportes11/03/2026 - 00:30Botafogo é eliminado da Libertadores após derrota em casa
-
Rondonópolis10/03/2026 - 22:07Secretário Reydner Souza é nomeado Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Rondonópolis






