Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Gestores e professores da Educação de Cuiabá participam de formação

Publicado

 

Gestores da Educação Infantil e professores de Educação Física das unidades da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram nesta semana, no auditório das Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS), de um ciclo de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estes foram os primeiros grupos a participar da formação, após o dia D, realizado no mês de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, evento que reuniu gestores e professores e serviu de marco para o início oficial das discussões sobre o tema, na rede publica municipal. Desde então, várias unidades de ensino vêm realizando momentos internos de discussão com a participação de servidores, professores e pais.

O ciclo de formação voltado às diretrizes da BNCC será concluído em novembro. Mas o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é possibilitar o alinhamento das políticas públicas, em processo de elaboração no município, ao documento nacional. No âmbito municipal, as discussões estão avaliando uma serie de questões, entre elas a Escola Sarã – organizada em ciclos de formação – e a proposta de alfabetização a ser definida para Cuiabá.

Os encontros da próxima semana já estão definidos, sempre no auditório da FEICS, nesse primeiro momento para os profissionais da Educação Infantil, e depois com os profissionais e gestores do Ensino Fundamental.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos, em todo o Brasil, devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A ideia é assegurar o direito de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Veja Mais:  Equipamentos de fiscalização e monitoramento são instalados na Avenida Miguel Sutil

“Todos os profissionais da Educação vão passar por essa formação. O objetivo é possibilitar a eles o conhecimento de forma mais profunda da BNCC e de como ela vai influenciar na sua disciplina ou modalidade que ele está atuando. A formação visa também prepará-los para que possam contribuir nas discussões em torno da política municipal de Educação”, explicou a coordenadora de Formação da Diretoria de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Cinira Siqueira Leite.

A coordenadora lembra que a BNCC é um parâmetro que irá influenciar diretamente na elaboração da política educacional do município de Cuiabá. Ela sistematiza práticas que já ocorrem no contexto escolar e garante o direito de aprendizagem às crianças e adolescentes.

A coordenadora pedagógica da unidade de creche São José Operário, Cláudia Araújo dos Santos, contou que a sua unidade já fez o dia D de discussões, de forma lúdica e com a participação dos profissionais, pais e funcionários. “A BNCC é uma base para que as crianças possam ter seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento respeitados, mas permite também o respeito ao regionalismo, ao projeto político pedagógico das unidades, às práticas culturais das comunidades e à unidade de cada escola e assim por diante. Não podemos esquecer que a educação é uma construção e um espaço de resignificação permanentes”, disse ela.

Marcina Jacinta de Souza, coordenadora pedagógica da EMEB Antônia Tita Maciel de Campos, também participou da formação. Na escola em que atua, os estudos em torno da BNCC tiveram início bem antes, na semana pedagógica realizada no inicio do ano. Na unidade, o segundo ciclo já trabalha com base na BNCC e todo o planejamento anual da Educação Infantil foi feito a partir das orientações contidas no documento.

Veja Mais:  Nova edição da Nota Cuiabana terá sorteio especial de Natal

“Se olharmos a Educação Infantil, percebemos que já realizamos muitas das práticas nas salas de aula. Acredito que a sistematização dessas orientações vai auxiliar na melhor preparação dos alunos para a alfabetização. Para isso, estamos caminhando e avançando nessa proposta. O ato de conscientizar e compreender do professor será fundamental para o avanço do ensino”, salientou Marcina de Souza.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, destacou a importância da implementação da BNCC para a promoção da equidade e da qualidade do ensino, por meio de uma referência comum obrigatória para toda a educação básica – respeitando a autonomia dos estados, municípios e escolas. “A Base trabalha com conhecimentos fundamentais que devem ser desenvolvidos para que nossos estudantes possam ser cidadãos plenos, autônomos e capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da nossa Capital e do nosso pais. A partir desses parâmetros, a gestão Emanuel Pinheiro está construindo a política educacional de Cuiabá para o futuro, garantindo direitos iguais à educação”, salientou.

Agenda de formação – BNCC

Local: Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS),

Dia 03, sexta-feira (integral) – Educação Física

Dia 06, segunda-feira (integral) – Educação Infantil

Dia 07, terça-feira (integral) – Educação Infantil

Dia 08, quarta-feira (integral) – Educação Infantil

Dia 09, quinta-feira (integral )- Educação Infantil

Dia 10, sexta-feira (integral) – Educação Infantil e Artes

Comentários Facebook

Cidades

Saúde municipal oferta, pela primeira vez, exame inédito para gestantes de Várzea Grande

Publicado

A partir de agora, todos os sábados, será dia de avaliar as condições dos bebês e até mesmo saber o sexo da criança

Várzea Grande realizou, de forma inédita, uma ação para oferta de exames morfológicos, na rede municipal. A maternidade Dr. Francisco Lustosa, passa a realizar todos os sábados, o agendamento de mulheres, com idade gestacional de até 24 semanas.

Neste sábado, 10 gestantes foram chamadas para realizar o exame, e todas ficaram surpresas com a novidade, uma vez que esse procedimento não estava disponível pela rede SUS municipal, e as gestantes não só puderam ver as condições dos bebês, como saíram com a imagem fotografada. Elas também receberam kit enxoval, nas cores destinadas para meninos e meninas.

O ultrassom morfológico é um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do feto e permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo da criança. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do feto, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

A prefeita Flávia Moretti (PL) acompanhou a nova prestação de serviço na rede pública municipal e pôde também, compartilhar da felicidade dos pais em ‘ver’ os filhos em situações engraçadas pelo monitor. “Estamos aqui na maternidade, com a doutora Gilda e a nossa secretária de Saúde, que preparou essa ação para as nossas gestantes e que estão na fase indicada para essa ultrassom morfológica. Essa parceria é inédita em Várzea Grande e estamos felizes com mais essa melhoria na prestação de serviço, no setor de saúde pública, em Várzea Grande”, comemorou.

Veja Mais:  Prefeitura cumpre prazos estipulados no cronograma do ‘Pacto Pela Saúde’

A média responsável, Gilda Pacheco, destacou a importância em se fazer o ultrassom em todos os níveis aliados ao pré-natal. “A ultrassonografia morfológica está dentro dos protocolos e é essencial para o acompanhamento da gestante. Nós temos a morfológica de primeiro e segundo trimestre, e nesta ação aqui na maternidade Dr. Francisco Lustosa, vamos realizar a do segundo trimestre, que é essencial para o acompanhamento do pré-natal”, informou.

A especialista em medicina fetal destacou ainda a importância desse tipo de exame de imagem, pois o ultrassom capta mais do que apenas o rosto do feto, esse exame também serve para detectar uma série de doenças, como o lábio leporino, malformações no cérebro, rins, coração, pulmões e intestino. “Algumas alterações do feto são observadas durante a realização da morfológica e podem ser passíveis de tratamento intrauterino. Malformações devem ser triadas e as alterações no crescimento do bebê, como cardiopatias e tudo que a gente pode detectar antes do parto, é essencial para que se tenha um desfecho obstétrico satisfatório e para os primeiros atendimentos da criança”, explicou.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon disse estar em parceria com a médica Gilda Pacheco que prontamente abraçou esse projeto. “Ela é uma ultrassonografista de renome em Cuiabá e atende em outros locais também, e veio junto conosco fazer parte desse sonho para as mãezinhas, de conhecer, ver o rosto do neném, de poder saber como está a saúde de seu bebê, e que não era feito aqui em Várzea Grande até então”.

Veja Mais:  Equipamentos de fiscalização e monitoramento são instalados na Avenida Miguel Sutil

A secretária lembrou ainda que dos ultrassons gestacionais, o morfológico é o mais caro, porque é mais detalhado, porque vê o coração, vê rim, vê todo o sistema interno do bebê, e por isso ele é bem mais demorado mesmo. “Graças a Deus tudo tem cooperado para que a gente consiga melhorar bastante a qualidade desse tipo de assistência aqui na maternidade”.

A maternidade Dr. Francisco Lutosa estará agendando para o próximo sábado, mais dez exames de ultrassom morfológico. Vale destacar que o Município tem uma demanda de 47 mulheres em idade gestacional, que estão reguladas, aguardando para a realização desse exame.

AS GESTANTES – Milena da Silva Florentino, 26 anos, está na terceira gestação e aguarda a chegada de um menino. “Estou feliz por ter sido chamada para fazer esse exame, que na rede privada tem um custo bastante elevado. Estamos percebendo que esta unidade está melhorando e isso é muito bom para nós que vivemos aqui em Várzea Grande”.

Cátia Botelho, 29 anos, também aguarda o terceiro filho e ficou surpresa com o telefonema informado da agenda do exame para este sábado. “Não esperava fazer esse exame, mas estou feliz em poder ver e saber das condições de meu bebê. Tenho duas meninas e acredito que virá mais uma menina e a torcida estava grande, por parte das outras filhas. Vamos ver se o bebê colabora para confirmarmos o sexo”.

Veja Mais:  Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher se estenderá por todo o mês de março

Já Raiza Amorim, 19 anos, já tem um filho e aguardava, ansiosamente, para poder confirmar a chegada de mais um membro da família. “Estou feliz em fazer o exame e acompanhar o desenvolvimento da criança e de também certificar a vi

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Miguel Vaz prestigia troca de comando do 13° BPM e reforça parceria com as forças de segurança

Publicado

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz participou da cerimônia de troca de comando do 13° Batalhão da Polícia Militar, realizada nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal, com a presença de autoridades, empresários, forças de segurança e sociedade. Ao lado do vice-prefeito Joci Piccini, o prefeito destacou o impacto positivo da transição de lideranças para o fortalecimento da segurança pública no município e na região.

“Uma troca de comando é sempre um motivo de renovação e promoção dentro da Polícia Militar. O tenente-coronel Secchi fez um trabalho brilhante à frente do 13° Batalhão e agora assume o comando regional em Nova Mutum, enquanto o tenente-coronel Fernandes, que já demonstrou sua competência na Cavalaria, traz sua experiência para liderar nossa cidade. Esse é um ganho significativo para Lucas do Rio Verde e toda a região. Estamos satisfeitos com essa nomeação e reforçamos que o Poder Executivo está sempre à disposição para apoiar o trabalho da Polícia Militar”, declarou Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Mudanças no comando

Depois de 4,5 anos como comandante do 13° Batalhão, o tenente-coronel Paulo Jailson Secchi de Ávila se despediu da função, emocionado e grato pelo apoio recebido da comunidade e das autoridades locais. Ele assumiu recentemente o comando regional do CR-14, que abrange 14 municípios e três distritos.

“O sentimento é de gratidão. Tivemos momentos desafiadores, mas sempre contamos com o apoio da sociedade luverdense, da Prefeitura e das forças de segurança. O trabalho integrado que realizamos aqui foi essencial para garantir respostas rápidas às demandas da população. Levo Lucas do Rio Verde comigo no coração e continuarei contribuindo de perto pela segurança da região”, destacou Secchi.

Veja Mais:  Prefeitura cumpre prazos estipulados no cronograma do ‘Pacto Pela Saúde’

O novo comandante, tenente-coronel Robson Fernandes da Silva, que anteriormente liderava a Cavalaria em Nova Mutum, ressaltou o privilégio de assumir o 13° Batalhão. “Comandar uma tropa é sempre um grande desafio. Tenho mais de 21 anos na Polícia Militar e já conheço bem a região de Lucas do Rio Verde, o que facilita o trabalho. Nosso compromisso é somar forças e intensificar as ações de combate à criminalidade, sempre buscando a integração com outras instituições”, afirmou Fernandes.

A cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento das ações conjuntas realizadas durante a gestão do prefeito Miguel Vaz, como a implementação da Jornada Extraordinária, a vinda da Cavalaria, a compra de cavalos, a construção da sede administrativa do policiamento montado e do batalhão, e a retomada do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O vice-prefeito Joci Piccini também esteve presente na solenidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal em colaborar com a segurança pública e apoiar as forças policiais.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, secretários, representantes de Itanhangá e Tapurah, empresários e agentes de segurança, simbolizando a união de esforços pela segurança pública em Lucas do Rio Verde e na região.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

DAE-VG inicia manutenção na ETA Cristo Rei para normalizar abastecimento

Publicado

Trabalho é feito pela equipe da autarquia em conjunto com a empresa fornecedora dos produtos específicos

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) iniciou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, a manutenção da ETA Cristo Rei, um marco importante para solucionar os problemas enfrentados na estação, que atualmente opera com apenas 50% de sua capacidade produtiva. A ação é acompanhada de perto por especialistas e tem como objetivo restabelecer o abastecimento pleno nos bairros atendidos pela ETA nos próximos dias.

Segundo o engenheiro Bruno Rossi, responsável técnico pela ETA Cristo Rei, todo o procedimento está sendo executado conforme os protocolos fornecidos pela empresa, garantindo que a manutenção seja realizada com segurança e eficiência.

“Hoje realizamos a diluição do produto e começamos a recirculação inicial. Essa etapa é crucial para determinar o impacto da solução nas membranas. Após a recirculação, o produto ficará em contato com as membranas por cerca de 10 a 12 horas antes de iniciarmos uma limpeza ácida na madrugada”, explicou Bruno Rossi.

A estação, dividida em seis módulos, iniciou a limpeza em apenas um módulo como um teste inicial. Os resultados mais conclusivos da aplicação só serão observados em cerca de três dias, após a análise dos ciclos de produção. “Se verificarmos que os ciclos de limpeza não estão funcionando como esperado, será necessária uma nova etapa”, destacou Rossi.

Veja Mais:  Procon Municipal orienta sobre os cuidados nas compras do Dia dos Pais

De acordo com Laio Teixeira, engenheiro sanitarista e ambiental da Kurita, empresa fornecedora, o produto utilizado na limpeza foi desenvolvido especificamente para o tipo de sujidade identificado nas membranas da ETA Cristo Rei. “Esse produto é formulado para lidar com óleos impregnados nas membranas. Trabalhamos com um protocolo específico para garantir que o material seja removido de maneira eficiente e segura”, explicou Teixeira.

A empresa foi contratada há cerca de três meses, mas a viabilização do processo de manutenção ocorreu somente agora. A equipe técnica destaca que, com a redução das chuvas nos últimos dias, houve uma leve melhora na produção da ETA, que passou de 150 para cerca de 170 litros por segundo. Apesar dessa melhoria, a limpeza dos módulos será fundamental para recuperar a capacidade plena de 300 litros por segundo.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reafirmou o compromisso da nova gestão em resolver problemas históricos e garantir um abastecimento eficiente para a população de Várzea Grande. “Estamos enfrentando desafios grandes, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para superar esses problemas. Esta manutenção na ETA Cristo Rei é uma prioridade, e contamos com o apoio e a compreensão da população neste momento de ajustes”, destacou Azambuja.

A ETA Cristo Rei utiliza um sistema de ultrafiltração por membranas, que apresenta um alto padrão de qualidade na purificação da água. No entanto, desde abril do ano passado essas membranas foram obstruídas por resíduos de óleo liberados por um equipamento da própria estação, comprometendo a produção. A situação foi agravada pelas intensas chuvas recentes, que aumentaram a turbidez da água captada do rio Cuiabá.

Veja Mais:  Prefeitura cumpre prazos estipulados no cronograma do ‘Pacto Pela Saúde’

O DAE reforça que a população pode acompanhar as atualizações sobre o abastecimento e a manutenção da ETA Cristo Rei pelos canais oficiais do DAE e da Prefeitura de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana