conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Cidades

Pinheiro realiza primeira reunião oficial com a Comissão Técnica do Novo Pronto Socorro

Publicado

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) a primeira reunião oficial da Comissão Técnica criada especialmente para a implantação do Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) – Dr. Leoni Palma Carvalho. A Comissão é composta por três equipes estratégicas, sendo elas orçamentária, de obras e de licitação de equipamentos e de montagem. 

Participaram do encontro, além do prefeito Emanuel Pinheiro, os secretários municipais de Saúde, Huark Douglas Correia, de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o procurador-geral do Município, Luiz Antonio Possas de Carvalho, o adjunto de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio Taques, o adjunto de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Milton Correa da Costa Neto, o coordenador administrativo financeiro da Empresa Cuiabana de Saúde, Oséas Machado, a fiscal da obra do novo PS de Cuiabá, Emily Borges Conceição, e o superintendente de obras e reformas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Marcelo Gláucio da Silva Nunes.

O prefeito enfatizou a necessidade do comprometimento de todos para que tudo saia conforme o cronograma. “Temos muitas coisas para ajustar e finalizar até o dia 5 de dezembro, que é o prazo que estipulei para que tudo esteja pronto. Vamos trabalhar duplicado, triplicado se for preciso, mas é importante que todos se empenhem neste objetivo. As segundas-feiras teremos essas reuniões ordinárias e minha ideia é que a comissão me apresente as soluções para os problemas que eventualmente apareçam. Estarei aqui no novo PS todos os dias, à disposição deles, para discutirmos tudo o que for necessário para inaugurarmos o PS em dezembro. Dessa forma, vamos fazer o melhor para a nossa população”, disse Emanuel.

Veja Mais:  Campanha é prorrogada e município vai atender público específico na próxima quinta

Durante a reunião, foram expostos alguns pontos a serem resolvidos e a equipe discutiu o que será feito em relação a cada um deles. Depois disso o prefeito pediu ao coordenador de cada frente de trabalho para relatar como está o andamento em cada segmento.

Em relação a esta primeira reunião, o prefeito avaliou muito positivamente. “Foi um encontro altamente produtivo e objetivo, dentro daquilo que planejamos. A celeridade casada com a legalidade e a transparência são instrumentos necessários para que tudo corra bem. Mas tudo isso será precedido de muito trabalho, dedicação, determinação e esforço. Essa reunião já demonstrou os inúmeros detalhes, responsabilidades e complexidades para que possamos fazer funcionar essa grande obra. Todavia, a determinação, o compromisso com a população e o amor por Cuiabá é maior do que todos os entraves que venham a aparecer”, finalizou Pinheiro. 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook

Cidades

Ministério da Saúde aprova utilização de prédio da UPA para outros fins ligados à saúde

Publicado


.

O Ministério da Saúde comunicou à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, na última quinta-feira (28), que a solicitação para que o prédio da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, poderá ser utilizado para outros fins relacionados à saúde.

De acordo com o secretário Altair Timóteo de Araújo, no local será implantado o Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico onde serão implantados o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), o Laboratório Municipal, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a Agência Transfusional.

Conforme destacou o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, a readequação da UPA 24 Horas para outras finalidades não comprometerá o atendimento de urgência e emergência à população, serviço que já ofertado pelo Hospital Municipal Coração de Jesus.

Ele também ressaltou que a criação do Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico vai representar economia para o Município com aluguel do CEM e o Laboratório Municipal, despesa que hoje é de R$ 11,1 mil mensal.

Araújo enfatizou que o Ministério da Saúde realizou auditoria dos valores repassados ao Município para a construção do prédio da UPA e constatou que foram aplicados de acordo com os termos do convênio firmado entre a Prefeitura e o órgão.

Ele também lembrou que a não utilização do espaço como UPA teve como um dos fatores a falta de repasses por parte do Governo Federal para a manutenção da Unidade, que ficaria a cargo apenas da Administração Municipal.

“É muito importante frisar que em todo o tempo a Secretaria de Saúde, junto com o prefeito Fábio, nós buscamos sim, abrir a UPA. A dificuldade nossa foi muito em relação ao custeio, da contrapartida do Governo Federal”, disse ele.

Araújo explicou que se coloca uma UPA em funcionamento cumprindo o que foi pactuado entre os governos federal e municipal, é necessário que a Unidade atenda também os muniucpiup

A previsão, de acordo com o secretário, é que o Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico comece a funcionar em dois meses, tempo necessário para a readequação do prédio.

Porém, Araújo  que, devido à pandemia o prédio da UPA está preparado como enfermaria para receber pacientes com Covid-19.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Retorno de aulas em escolas municipais é adiado

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Famílias carentes de Cuiabá recebem  doação de 3 toneladas de carne

Publicado

Ação foi realizada em Cuiabá e Rondonópolis em parceria com Igreja Católica

Foto: Assessoria

Mil e setecentas famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e Rondonópolis receberam no último sábado (30/05), a doação de dois quilos de carne bovina cada, totalizando 3,3 mil quilos. A distribuição dos alimentos foi realizada pelos organizadores do Festival Braseiro, com a participação de parceiros e voluntários. Na semana passada foram doados 700 quilos de carne para mais de 660 famílias em Rondonópolis.

Para arrecadar recursos para fazer a ação beneficente, o Festival Braseiro, adiado por conta da pandemia do novo coronavírus, realizou o projeto “Uma só carne, um só coração”, estimulando as pessoas a doarem múltiplos de R$ 10,00, o que equivaleria a um quilo de carne. Para impulsionar a ação, o Festival Braseiro realizou duas lives pelo Youtube, onde churrasqueiros demonstravam suas técnicas de corte e era feito o pedido de doação para depósitos na conta do festival. A Celeiro Carnes Especiais foi parceiro na ação, subsidiando o valor das carnes.

“Nós somos parceiros de todos os eventos do Braseiro e essa ação foi mais uma oportunidade da gente fomentar o consumo de carne, esse é um dos objetivos da Acrimat, que é estimular o consumo de carne vermelha e nada mais oportuno que uma ação dessa, nesse momento de tantas necessidades. A proteína animal é essencial, principalmente, para as crianças e idosos que precisam ter uma boa imunidade nesse momento de pandemia”, afirma Daniella Bueno, diretora executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Veja Mais:  Campanha é prorrogada e município vai atender público específico na próxima quinta

Em Cuiabá, os voluntários percorreram cinco rotas para fazer a doação em 15 pontos de distribuição. “O Braseiro é filantrópico, o nosso principal objetivo é fazer o bem e a gente não podia deixar de fazer uma ação nesse momento difícil de pandemia. Como não estamos conseguindo realizar o festival, a gente resolveu fazer essa ação “Uma só carne, um só coração” para juntar fundos que nos permitisse fazer essa doação. E ao perceber que muita gente está doando cesta básica, mas que não tem a proteína animal, nós vimos que poderíamos ajudar nessa frente, contando sempre com o apoio da Celeiro, que subsidiou a carne para essa ação, com o patrocínio da Acrimat, sem esquecer dos nossos voluntários que fazem o Braseiro acontecer”, explica a coordenadora de Eventos do Festival, Aline Pellozo.

De acordo com o presidente da Associação Braseiro, Marco Túlio Duarte, as doações de carne ocorrerão semanalmente em Rondonópolis e Cuiabá. “Continuaremos com as lives nas quintas-feiras para ajudar na arrecadação. Além disso é uma forma de entreter o público nesse período de pandemia, com o objetivo de ajudar aqueles que mais necessitam de apoio neste momento”, pontua.

A dona de casa, Lurdes dos Santos, 50 anos, não está trabalhando e ficou muito grata pela doação. “É muito bom receber essa doação nesse momento. Eu moro com meus dois filhos e essa carne vai fazer diferença essa semana na nossa alimentação”.

Veja Mais:  Saúde notifica o 12º óbito por coronavírus em Várzea Grande

A vendedora Nice Silva, 52 anos, acredita que a solidariedade faz a diferença. “A gente está precisando muito da solidariedade das pessoas e receber dois quilos de carnes faz a diferença na nossa dieta, mesmo que por uns dias”.

Seu Manoel Assunção, 56 anos, conta que a vida está difícil, não há oportunidades de trabalho, nessas condições, o jeito é contar com a ajuda de outras pessoas. “Estou muito feliz de receber essa carne porque estamos precisando muito da ajuda das pessoas. Eu estou parado nesse momento, por causa da pandemia e porque estou com problemas na coluna. Essa doação vai ajudar eu, minha mulher e minha menina”

Assim como o fez o Braseiro, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia do Covi-19. Muitos outros voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social. Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo.

O Festival – O Festival já é conhecido como o maior evento beneficente de Mato Grosso, pois 100% da renda obtida é destinada à doação para entidades carentes. As edições deste ano do Festival foram adiadas devido a pandemia do novo coronavírus. O Festival Braseiro se tornou referência nacional no segmento, reunindo em duas edições anuais milhares de pessoas. O objetivo do evento é apoiar causas sociais. Toda a renda obtida é revertida para instituições filantrópicas beneficentes. Nas sete edições realizadas até 2019, já foram doados mais de R$ 1 milhão para 66 entidades filantrópicas de Cuiabá e Rondonópolis.

Veja Mais:  Prefeitura inicia reconstrução do asfalto da Avenida Sete de Setembro

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Saúde notifica o 12º óbito por coronavírus em Várzea Grande

Publicado

.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) e a Secretaria Municipal de Saúde, ambas de Várzea Grande, lamentam informar o 12º óbito ocorrido em relação a morador de Várzea Grande ocorrido na madrugada de domingo (31) na UPA IPASE.

J.L.S, 49, sexo masculino, residente no Centro Sul, foi internado ontem, (sábado 30/05) por volta das 23 horas, com tosse seca persistente, febre, dispneico e com sintomas relatados por aproximadamente oito (08) dias, alertando ter estado com pessoa contaminada pela Covid- 19, tendo sido encaminhado pelo Hospital Santa Rita para avaliação.

Paciente tinha diabetes e hipertensão arterial. Teste rápido confirmou positivo para Covid-19.

Por volta das 05 horas e com a piora do quadro e a confirmação do Covid-19, todos os procedimentos de isolamento foram adotados e equipe especializada ofereceu o tratamento de urgência e emergência necessários para a estabilização do paciente.

Evoluiu para uma Parada Cardiorrespiratória e procedimentos de reanimação sem estabilização, indo a óbito as 6:20 da manhã.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, aguardam o exame mais apurado para confirmar Covid- 19 em definitivo e reafirma a necessidade das pessoas que puderem se isolarem e praticarem o Home Office. Para os que não podem, que se resguardem e resguardem aos demais de seu convívio com meios de segurança como distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, uso constante de máscaras e se necessário luvas. Utilize com rigor meios de higienização como água e sabão constantemente e álcool gel.

Veja Mais:  Ministério da Saúde aprova utilização de prédio da UPA para outros fins ligados à saúde

A Vigilância em Saúde já está monitorando todos os familiares do paciente para conhecer o histórico e tentar definir o contágio e evitar novos enfermos.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana