Cidades

Prefeitura de Cuiabá entrega novos conjuntos escolares a unidades educacionais

Publicado

 

 

Mais 19 unidades educacionais das quatro regionais da Capital estão sendo beneficiadas com a aquisição de novos utensílios, materiais e equipamentos. Nesta quarta etapa da ação, a Prefeitura de Cuiabá está investindo, com recursos próprios e oriundos do governo federal, R$ 219.505,51. Desde o início da gestão já foram investidos mais de R$ 2,6 milhões para equipar cinco unidades novas e reequipar 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), unidades de creche e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB). Ao todo estão sendo entregues para as unidades educacionais 8.265 itens, sendo só nesta etapa, 1.198 itens.

A ação faz parte de uma força-tarefa montada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR). “As unidades encaminham os pedidos à Secretaria que analisa a disponibilidade em estoque. Caso não tenha o material é avaliada a disponibilidade de recursos para a aquisição dos itens”, explicou o diretor Administrativo e de Patrimônio, da SME, Márcio Roberto Daima.

Uma novidade nesta etapa é a distribuição de conjuntos de carteiras e mesas escolares, para alunos e professores, inclusive para alunos cadeirantes e portadores de necessidades especiais além de data show, lavadora de roupas, freezer, armários de aço, liquidificadores industriais e mesas.

Os recursos para reequipar as unidades são oriundos do município (Fonte 100) e do governo federal, por meio do PAR. “A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é de que possamos atender o maior número de unidades possível e, aos poucos, substituirmos os utensílios, eletrodomésticos e móveis por novos, para que as unidades ofereçam melhores condições de trabalho para os profissionais de educação e conforto aos alunos. Essa ação inclui também a manutenção e revitalização dos prédios escolares”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

Veja Mais:  Secretária de Gestão recebe prêmio por boas práticas em compras e contratos públicos

Nesta quarta-feira (15), os novos equipamentos, utensílios e mobiliários começaram a ser entregues nas unidades. As primeiras a receberem os utensílios foram a creche Altos da Glória, localizada no bairro Altos da Glória, e as EMEBs Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no bairro Alvorada e José Luis Borges Garcia, no Bairro Bela Vista.

Alessandra Xavier de Moraes Brito da Silva, diretora da EMEB José Luis Borges Garcia, unidade que recebeu conjuntos de carteiras e cadeiras para alunos e professor, armário de aço de duas portas e mesa redonda, falou sobre ação. “Estamos muito contentes hoje. Com esses novos materiais e mobiliários iremos proporcionar um conforto maior para nossos alunos. É importante tirarmos aquele estigma de que a escola pública é feia e desorganizada. Essa ação colabora, sem dúvida, para que os alunos tenham orgulho da unidade em que estudam e um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem a partir de um ambiente acolhedor e adequado”, destacou a diretora.

A escola que atende a 438 alunos do 3º ao 9º ano, na faixa etária dos 8 aos 15 anos, desenvolve como parte do processo de formação dos alunos um projeto voltado para a conservação e manutenção do patrimônio público. “Com o projeto Escola Limpa trabalhamos, durante todo o ano letivo, a questão do patrimônio público, conservação e limpeza da escola envolvendo alunos, os profissionais da educação e toda a comunidade. É uma ação de cidadania e temos alcançado ótimos resultados”.

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados no último processo seletivo simplificado da Educação

Sobre a ação, o prefeito Emanuel Pinheiro reafirmou o compromisso de trabalhar para que a Educação de Cuiabá tenha as condições mais adequadas possíveis. “Temos o compromisso de trabalhar para a continuidade dessa e de outras ações que melhorem e transformem a Educação do município em todos os aspectos, para que todas as unidades sejam contempladas com estruturas, mobiliários e condições mais adequadas, porque essas ações fazem a diferença na formação das nossas crianças”, ressaltou Pinheiro afirmando que outras unidades também serão contempladas.

Comentários Facebook

Sinop

Formatura dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro será hoje (8)

Publicado

Nesta sexta-feira (8) cerca de 70 alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro receberão o certificado de conclusão do projeto. A cerimônia de formatura será no auditório da Unifasipe Aquarela, a partir das 19h, e deve reunir além dos familiares das crianças, autoridades do município.

Esta edição do projeto foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com aulas aos sábados no Centro de Convivência Dona Zezé, na região dos Vilas, totalizando 12 encontros.

Durante o projeto, as crianças, de 9 a 12 anos, participaram de atividades teóricas e práticas, nas quais puderam vivenciar diversas experiências como visita às instalações do Corpo de Bombeiros, acampamento, ida ao cinema e outras.

Também foram abordados assuntos como educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, orientação e sobrevivência na mata, prevenção contra o uso de drogas e visitas dirigidas.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secretaria entrega uniformes a equipes inscritas no Bola Cheia; campeonato começa hoje
Continue lendo

Sorriso

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

Publicado

Associação é responsável pela implementação de políticas públicas para desenvolvimento do setor

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

Veja Mais:  Sessões de fisioterapia preparam gari para recebimento da prótese

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura realiza 2º Encontro de Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães – Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas Municipais aderem à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

No período de novembro a dezembro, dedicado ao Combate à Violência Doméstica, as escolas municipais estão realizando atividades empenhadas em abordar a Campanha Laço Branco-Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que integra as ações dos 21 dias de Ativismo. Os alunos protagonizaram ações simbólicas e impactantes de reflexão e mobilização da população masculina.

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, com o apoio da Guarda Municipal, promoveram uma Parada de Trânsito, com distribuição de informativos, orientações e laços brancos, como forma de convite a caminhada que será realizada neste sábado, em Sorriso, promovida pela Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente.

A Escola São Domingos e CMEB Sorriso também realizaram uma programação com os alunos, que contou com uma palestra com membros da OAB Sorriso que destacou o trabalho da entidade nos casos de violência no Município, bem como, orientações de como prevenir e lidar com situações que envolvam a violência doméstica. Ao final, todos receberam o laço branco, como convite para a caminhada deste sábado (09).

A Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e 21 dias de Ativismo, terá concentração a partir das 16 horas, na Praça da Juventude, e seguirá pelas ruas, como um ato de homenagem as quatro mulheres (mãe e três filhas), vítimas de feminicídio, no último dia 27 de novembro, crime que causou grande comoção em todo o país.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura realiza 2º Encontro de Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher – um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana