Cidades

Prefeitura realiza estudo para recuperar a arborização da Capital Cuiabá

Publicado

 

 

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta segunda-feira (23), à elaboração do Inventário Arbóreo de parte da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). O objetivo do trabalho será dar subsídios para a realização de um Plano de Arborização Urbana e padronização das calçadas.

O perímetro delimitado para o estudo compreende desde o viaduto da Miguel Sutil sob a Avenida do CPA até o prédio da Defensoria Pública do Estado, nos dois sentidos (bairro/centro). O processo consiste no levantamento de dados de todas as árvores existentes, desde sua espécie até tamanho, largura, idade e outros detalhes mais técnicos.

O levantamento está sendo executado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) e de Ordem Pública (Sorp) em parceria com o Instituto Ação Verde. O resultado deverá ser apresentado no final dessa semana.

De acordo com a gerente de Unidade de Conservação da Smades, Zilda Helena, o projeto é inovador e trará bons resultados. “Analisamos todas as árvores encontradas nas calçadas, desde a espécie, altura, diâmetro, incidência de pragas, estado das raízes, necessidade de podas, até a largura da calçada em que está localizada, além da interferência na rede elétrica ou no trânsito. Depois inserimos essas informações em nosso sistema e concluímos o cadastro individual”, explicou.

A gerente ressalta ainda que com isso será possível mapear os locais onde precisam trocar as árvores para evitar riscos de queda, dando todo o suporte necessário para um futuro planejamento, controle e manejo.

Veja Mais:  Pinheiro encaminha PCCS da Educação à Câmara de Cuiabá

“Esse primeiro momento é de diagnóstico. Todo esse material que será encaminhado para as avaliações técnicas, tomarão medidas, como o plantio de mais árvores, poda ou manutenção das que estiverem em mau estado e até mesmo um processo de educação ambiental com o estabelecimento de uma política de remoção e reposição de árvores”, disse.

O Instituto Ação Verde, juntamente com a Prefeitura de Cuiabá, fornecerá todas as mudas e realizará o plantio. Entre as espécies nativas indicadas para o plantio estão os ipês brancos e roxo.

“A arborização também é questão de saúde pública. A parceria do Instituto Ação Verde com a Prefeitura de Cuiabá indicará in loco as espécies propícias para aquela determinada área. A maior dificuldade que encontraremos será a readequação das calçadas conforme o planejamento”, disse a analista ambiental do Instituto Ação Verde, Gracileide Fernandes.

Para isso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, notificou os proprietários (comerciantes) de toda a Avenida do CPA, por solicitação do Ministério Público Estadual, nos meses de maio e junho, na tentativa de viabilizar a adequação para o passeio público.

“A intenção do poder público não é onerar os proprietários dos lotes e sim orientá-los a construção e manutenção do passeio em toda a testada dos terrenos localizados em logradouros públicos providos de meio-fio e asfalto. Após essa notificação, é necessário que cada notificado entre com o pedido de prorrogação e faça o cumprimento conforme os padrões estabelecidos na Lei Complementar de N° 004/92, afirma a agente de Regulação e Fiscalização da Sorp, Verônica Ten Caten.

Veja Mais:  Em noite de festa, Casamento Comunitário LGBTI assegura igualdade de direitos a 12 casais

A expectativa do município é expandir a ação para outras avenidas da Capital, a próxima será a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Assessoria

Comentários Facebook

Sinop

Formatura dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro será hoje (8)

Publicado

Nesta sexta-feira (8) cerca de 70 alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro receberão o certificado de conclusão do projeto. A cerimônia de formatura será no auditório da Unifasipe Aquarela, a partir das 19h, e deve reunir além dos familiares das crianças, autoridades do município.

Esta edição do projeto foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com aulas aos sábados no Centro de Convivência Dona Zezé, na região dos Vilas, totalizando 12 encontros.

Durante o projeto, as crianças, de 9 a 12 anos, participaram de atividades teóricas e práticas, nas quais puderam vivenciar diversas experiências como visita às instalações do Corpo de Bombeiros, acampamento, ida ao cinema e outras.

Também foram abordados assuntos como educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, orientação e sobrevivência na mata, prevenção contra o uso de drogas e visitas dirigidas.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Transparência Pública foi uma dos temas trabalhados durante ação da Controladoria Municipal
Continue lendo

Sorriso

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

Publicado

Associação é responsável pela implementação de políticas públicas para desenvolvimento do setor

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

Veja Mais:  Nova Miss Mato Grosso participa de ações sociais com a primeira-dama de Cuiabá

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Veja Mais:  Procon Municipal visita lojas de brinquedos em ação para o Dia das Crianças

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães – Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas Municipais aderem à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

No período de novembro a dezembro, dedicado ao Combate à Violência Doméstica, as escolas municipais estão realizando atividades empenhadas em abordar a Campanha Laço Branco-Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que integra as ações dos 21 dias de Ativismo. Os alunos protagonizaram ações simbólicas e impactantes de reflexão e mobilização da população masculina.

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, com o apoio da Guarda Municipal, promoveram uma Parada de Trânsito, com distribuição de informativos, orientações e laços brancos, como forma de convite a caminhada que será realizada neste sábado, em Sorriso, promovida pela Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente.

A Escola São Domingos e CMEB Sorriso também realizaram uma programação com os alunos, que contou com uma palestra com membros da OAB Sorriso que destacou o trabalho da entidade nos casos de violência no Município, bem como, orientações de como prevenir e lidar com situações que envolvam a violência doméstica. Ao final, todos receberam o laço branco, como convite para a caminhada deste sábado (09).

A Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e 21 dias de Ativismo, terá concentração a partir das 16 horas, na Praça da Juventude, e seguirá pelas ruas, como um ato de homenagem as quatro mulheres (mãe e três filhas), vítimas de feminicídio, no último dia 27 de novembro, crime que causou grande comoção em todo o país.

Veja Mais:  Transparência Pública foi uma dos temas trabalhados durante ação da Controladoria Municipal

Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher – um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana