Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Sem heroísmo, apenas merecimento

Publicado

Sem heroísmo, apenas merecimento

Tomar decisões sempre fez parte da minha rotina, do meu dia-a-dia. Em cada decisão acertada, subi um degrau da minha trajetória de vida, contabilizei ganhos como pessoa, como mãe, como esposa e como profissional.
Cada passo foi fortalecido na fé vinda da palavra de Deus. Cheguei até aqui, prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso. Um caminho que para muitos começou ano passado, mais precisamente há um ano. Mas nada disso, tudo que realizei como mulher de muitas decisões e como várzea-grandense me trouxe aqui até.
Hoje represento milhares de mulheres da minha cidade que conquistam e comemoram cada passo acertado.
Como mulheres vencedoras, não queremos o título de heroína ou de guerreira. Apenas igualdade e valorização, queremos ascender por mérito, por merecimento.
Antes de ser prefeita e liderar dezenas de decisões diariamente, sou mulher como vocês. Sou a mãe do Rafael, da Lili, da Pandora e Amora, a esposa do Carlos e a filha da Marilena. Sim, uma paulista que escolheu Várzea Grande há mais de 20 anos para se ancorar, inclusive profissionalmente. Abri meu escritório de advocacia no centro da cidade.
Hoje prefeita, sei, que com ajuda de toda uma população e dos servidores públicos, podemos escrever centenas de capítulos, construir uma nova Várzea Grande, com trabalho, transparência e progresso.
O merecimento requer dedicação e dinamismo. Desde que assumimos a prefeitura de Várzea Grande, o trabalho vem sendo árduo, complexo e muitas vezes, eu e minha equipe lutamos contra aquilo que não vemos, mas que atingem a todos os várzea-grandenses, em especial àqueles quase 70 mil que acreditaram na mudança.
E a cada dia que passa, já são 60 dias dessa nova gestão, contabilizamos ganhos inéditos para os várzea-grandenses. Pela primeira vez nesta cidade, teremos o “Fila Zero” na saúde, com a retomada de exames nas unidades de saúde, oferta histórica do ultrassom morfológico às gestantes, que assim como as mamães da rede privada, podem ter seu bebê em imagem colorida e em 3D, mas de forma 100% gratuita.
Vamos fazer um mutirão jamais visto na cidade totalmente dedicado à saúde ocular, com consultas e exames na rede privada para os pacientes que aguardam há anos, em fila de espera por algo que não existia na nossa cidade.
São ações como estas, fruto de apoio e parcerias, que selam a credibilidade política dessa nova gestão. Acreditem, temos um plano de desenvolvimento para Várzea Grande que está, pouco a pouco, frutificando. Temos conquistas em 60 dias, mas que para muitos representa o fim da espera de uma vida toda.
E vamos trabalhar arduamente, para melhorar o abastecimento de água potável. Todos nós sofremos com ações orquestradas e com o sucateamento do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, o nosso DAE. Infelizmente, vivenciamos um período em que o boicote fez dobradinha com o descaso de anos e o resultado foi o caos hídrico em nossa cidade.
Mas essa gestão está focada na pessoa, no desenvolvimento sustentável e olha sempre para frente, para o futuro. Temos frentes de trabalhos em todas as áreas, da agricultura familiar à virada de chave que será a entrega do Parque Tecnológico. As obras do complexo chegaram a ser desaceleradas por falta de contrapartida do Município. Ainda no primeiro mês de gestão, nossa equipe possibilitou a emissão da Ordem de Serviços para o início das obras de pavimentação, drenagem, meio fio e sarjeta, calçada e piso tátil.
Como prefeita e presidente do PL Mulher em Várzea Grande tenho como missão ser exemplo de mulher que tudo merece. Somos protagonistas e vencedoras. Nosso objetivo, junto com secretariado, é focar na gestão em prol dos várzea-grandenses.
De mãos dadas, mulheres e homens da minha gestão, nossos vereadores e vereadoras, nossa bancada Federal, o governo de Mato Grosso, o Judiciário, vamos sim ser a mudança que nossa cidade necessita. Mulher tem o dom de saber unir. Mulher tem um quê extra de dedicação e capricho que faz toda a diferença, seja em casa, na vida profissional e hoje mais do que nunca dentro do Executivo Municipal.
Como mulher, vou trabalhar para que cada uma de nós mulheres que fazem a diferença e edificam a sua volta, tenham respeito, reconhecimento e segurança para trabalhar.

Veja Mais:  Projeto 'VG com Elas' inicia março com ação de valorização feminina em Várzea Grande

*Flávia Moretti, advogada e prefeita de Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Sorriso é destaque com 12 experiências exitosas no Cosems/MT

Publicado

Sorriso garantiu lugar de destaque com a apresentação das 12 experiências exitosas, apresentadas nesta quarta-feira (19), durante o 2.º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso, que teve como tema “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. Os projetos foram exibidos durante a Mostra de Experiências Exitosas, que recebeu mais de 282 municípios inscritos.

A Mostra de Experiências Exitosas reuniu gestores, profissionais e especialistas em saúde, que discutiram os desafios e avanços na área. O objetivo do evento é compartilhar práticas bem-sucedidas que possam servir de inspiração para outros municípios. A divulgação dos trabalhos, feitos de forma oral, demonstrou a eficiência e inovação das políticas públicas de saúde implementadas no Município.

Conhecido por seu protagonismo em diversas áreas, Sorriso agora se consolida como referência na excelência da gestão da saúde pública e nas boas práticas de saúde, em um dos maiores fóruns de discussão do setor, em Mato Grosso.

“O evento reúne experiências que podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas ainda mais eficazes, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso estado”, pontuou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.

Veja as 12 experiências exitosas apresentadas pela equipe de Sorriso:

– Análise das irregularidades sanitárias em supermercados de Sorriso/MT e o papel da Visa Municipal – Fernanda Barbosa Ferreira Souza;

Veja Mais:  Projeto 'VG com Elas' inicia março com ação de valorização feminina em Várzea Grande

– Vigilância Sanitária de Sorriso-MT e Nbcal: juntos na proteção ao aleitamento materno -Cláudia Inês Sônego;

-“É hora de evaporar os principais prejuízos do tabaco e do cigarro eletrônico” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– O impacto da tecnologia nas ações de combate às endemias – Taynná Vacaro Moura Alves;

– Análise epidemiológica das mães de RN com sífilis congênita nos anos de 23 e 24 em Sorriso-MT – Cátia Freitas Luciano Venites;

– Círculo de Construção da Paz, ferramenta para cuidar de quem cuida, Experiência na Ap. de Sorriso – Cátia Freitas Luciano Venites;

– Monitoramento em tempo real: a inovação do Cievs/Sorriso na Vigilância em Saúde – Lucas Richard de Souza;

– “Formação multiprofissional na atuação em Saúde” – Sílvia Alves de Oliveira Gehring;

– Segurança alimentar: ações educativas e preventivas da Vigilância Sanitária em Sorriso/MT – Cláudia Inês Sônego;

– Microplanejamento para ampliar a cobertura vacinal: a experiência da USF -Fraternidade em Sorriso-MT – Taynna Vacaro Moura Alves;

– Estimativa rápida participativa como ferramenta para construção do planejamento na Atenção Básica – Maria Aparecida de Souza Nunes

– Projeto de combate à Obesidade Infantil: desafios e possibilidades em Sorriso/MT – João Ricardo Gabriel de Oliveira

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Projeto de Saúde Comunitária movimenta seis bairros de Sorriso

Publicado

Agentes Comunitários de Saúde do PSF Pinheiros III, em parceria com a Academia da Saúde e a equipe Multiprofissionais (eMULT), estão desenvolvendo o projeto Caminhada Saudável, voltado para pessoas acima de 10 anos. A iniciativa oferece caminhadas supervisionadas e exercícios funcionais, estendendo-se, também, aos moradores dos bairros Pinheiros II, Terra Brasil, Santa Maria I e II e Brasil Norte.

As atividades são realizadas todas as quartas e sextas-feiras, entre 7h e 8h30. Na quarta-feira, os participantes se reúnem no Pavilhão do Santa Maria e fazem caminhada ao redor do bairro. Já, na sexta-feira, no mesmo horário, o Pavilhão se transforma em um espaço dedicado aos exercícios físicos, como aeróbica, treino funcional e outras práticas orientadas.

Os ACSs desempenham um papel fundamental no engajamento das ações. Em cada visita domiciliar, eles não apenas orientam as famílias sobre cuidados básicos de saúde, mas também incentivam os moradores a fazer parte de uma rotina mais ativa, promovendo a inclusão da atividade física.

“Nosso objetivo é transformar o cotidiano da comunidade e mostrar como a atividade física ajuda a prevenir doenças e gerar impactos positivos tanto na saúde física quanto na saúde mental de quem a pratica”, ressalta a ACS, Katiuska Amâncio.

Vale ressaltar que a Academia da Saúde conta com projetos para mulheres e homens de diferentes faixas etárias e gestantes, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com a oferta de pilates, academia ao ar livre, caminhada, exercícios aeróbicos, alongamento e acompanhamento completo e multidisciplinar.

Veja Mais:  Distribuição de senhas no Mutirão Fiscal tem horário reduzido na quarta

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas municipais promovem atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Publicado

Durante esta semana, escolas da rede municipal de ensino estão realizando uma série de atividades especiais em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado, 22 de março. A programação, realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Projetos conta com a parceria da Concessionária Águas de Sorriso, que apresentam a importância de preservar os recursos hídricos.

A iniciativa chama a atenção dos estudantes para os desafios enfrentados para garantir sua disponibilidade e a qualidade da água que consumimos, além destacar o papel de cada cidadão na preservação desse recurso vital através de práticas sustentáveis e o uso consciente.

O desperdício é um dos principais fatores que contribuem para a escassez da água. A ação mostrou que pequenas atitudes podem fazer a diferença e salvar o planeta.

“A água é um bem precioso e que necessita ser preservada. E, educar as nossas crianças, é plantar uma sementinha para que elas cresçam com a consciência de que cada gota conta desperdiçada, podem trazer consequências para as gerações e para o planeta”, afirmou a coordenadora de Projetos, Adaiane Banfi.

A secretária de Educação, Adriana Reichert, frisa que ações como essas, convidam os alunos a se tornarem multiplicadores das informações recebidas, levando para suas casas, hábitos que podem fazer a diferença no planeta.

“A parceria com a Águas de Sorriso foi essencial para levar informações técnicas e práticas para os estudantes. Precisamos reforçar a relevância desse recurso para a vida, e que com práticas sustentáveis e o uso consciente da água, podemos contribuir para”, declarou.

Veja Mais:  Praça Alencastro é palco de mais uma grande ação do Outubro Rosa

Ao final das atividades, a equipe da Águas de Sorriso distribui gibis da Turma da Mônica aos estudantes, com historinhas que mostram o ciclo da água desde a sua captação, passando pelo sistema de purificação, tratamento, consumo e retorno a natureza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana