Mato Grosso
SES promove ações de incentivo à amamentação no Vale do Arinos

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Epamacs), da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, realizou em Juara, na região do Vale do Arinos, ações de incentivo à amamentação.
O projeto Epamacs na Estrada, em conjunto com o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Juara, reuniu trabalhadores da Saúde e da Educação dos municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã para a implementação de estratégias que promovam a amamentação.
A superintendente de Atenção à Saúde da SES-MT, Lenil da Costa Figueiredo, destacou que foram realizadas diversas ações, como debates e oficinas, em relação aos benefícios do aleitamento materno.
“Durante os três dias foram realizadas discussões sobre os benefícios da amamentação, além de elaborar planos de ação para a implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) nas Unidades Básicas de Saúde desses municípios”, destacou.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, destacou que durante as ações os servidores foram capacitados pelo método EAAB e vão instruir novos funcionários.
“Os profissionais de saúde da Atenção Primária foram capacitados como tutores da EAAB para, posteriormente, habilitarem suas equipes de saúde da família, elaborando um plano de ação para melhorar os indicadores de amamentação e alimentação complementar saudável em seus territórios”, ressaltou.
De acordo com o técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, o projeto Epamacs na Estrada tem como objetivo levar mais informação sobre a amamentação e os seus benefícios para a população.
“Dessa forma, podemos garantir a promoção, proteção e apoio à amamentação e alimentação complementar saudável”, informou.
Simultaneamente, ocorreu o Curso Online de Tutores do Método Canguru, coordenado pelo Centro Nacional de Referência do Método Canguru (IMIP), para profissionais das Unidades Básicas de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá indicou cinco servidores da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (APS) para realizarem o curso. Os funcionários foram capacitados para realizar as atividades de sensibilização do Método Canguru e para que depois repassem o aprendizado às equipes de saúde da família.
“Essas atividades visam garantir o fortalecimento da Terceira Etapa do Método Canguru, juntamente com a atenção hospitalar, priorizando a atenção e promoção à saúde dos recém-nascidos prematuros e suas famílias, centradas na humanização e nos princípios de cidadania e garantia de direitos”, explicou a assistente social Laura Cristina, coordenadora do Centro Estadual de Referência do Método Canguru.
Mais sobre o Método Canguru
Segundo o Ministério da Saúde, o Método Canguru é um modelo de cuidado humanizado para recém-nascidos, especialmente prematuros e de baixo peso, que envolve contato pele a pele entre a mãe e o bebê, além do apoio à família e à equipe de saúde.
O método visa promover o desenvolvimento saudável, o vínculo afetivo e a recuperação mais rápida do bebê, além de reduzir o tempo de internação e o risco de infecções hospitalares.
O Método Canguru se divide em três etapas:
• Acolhimento e estabilização: realizada nas unidades de cuidado neonatal, essa fase foca no contato pele a pele precoce e no apoio à amamentação, com a participação ativa dos pais no cuidado.
• Acompanhamento ambulatorial: assim que a família recebe a alta hospitalar, continua recebendo acompanhamento ambulatorial para seguir com o Método Canguru em casa, com apoio da equipe de saúde.
• Seguimento em nível da atenção primária: a família é acompanhada na atenção primária, buscando garantir o desenvolvimento saudável e o bem-estar do bebê a longo prazo.
O Método Canguru também garante outros benefícios como: estímulo à amamentação; redução do tempo de separação entre a mãe e o bebê, favorecendo a separação zero; redução do risco de infecções hospitalares; melhora no controle térmico do bebê pelo contato pele a pele; fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe, pai e bebê; maior competência e confiança dos pais no cuidado com o seu bebê.
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis03/08/2026 - 12:43Liquidaqui consolida Rondonópolis em uma grande campanha de consumo local
-
Rondonópolis03/08/2026 - 15:45Rondonópolis|Após apenas uma empresa se cadastrar e estar inapta, licitação terá que ser remarcada
-
Agro News03/08/2026 - 13:43Falta de aviso sobre seguro agrícola pode gerar indenização ao produtor
-
Artigos03/08/2026 - 14:08A cidade começa na calçada
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:14Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos








