Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Sesp apresenta cumprimento das metas do semestre em audiência

Publicado

Com o objetivo de contribuir para o acompanhamento e fiscalização das metas físicas contidas no Plano Plurianual (PPA), o secretário de Estado de Segurança, Gustavo Garcia, apresentou os dados da pasta referentes ao primeiro semestre de 2018, nesta quarta-feira (15.08). O balanço foi feito durante audiência pública realizada pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (Cfaeo) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) superou as metas estipuladas para o ano todo quanto às vagas oferecidas para ampliação e capacitação do quadro funcional. Isso inclui a realização de capacitação para os profissionais do órgão, bem como a realização de concurso público para as carreiras de papiloscopistas e técnicos em necropsia da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Estavam previstas 100 vagas e foram preenchidas 114.

Com relação às operações integradas de prevenção e repressão, até o mês de junho deste ano, a Sesp já cumpriu 84,78% das metas. Foram realizadas ações integradas, barreiras físicas, investigações, policiamento ostensivo preventivo, policiamento repressivo, abordagens, patrulhamento a pé, motorizado, aéreo e montado, rondas programadas, cumprimento de mandados de busca e apreensão, fiscalização aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, casas noturnas, checagem de veículos suspeitos e Operações Lei Seca.

No âmbito da prestação de serviços do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), foram cumpridas 42% das metas. O principal objetivo é agilizar a resposta ao cidadão para melhoria da ordem pública e da defesa da coletividade. As atividades de inteligência alcançaram 69,25% do previsto, conforme demonstração dos relatórios disponibilizados.

Veja Mais:  Pleno define Maluf como relator das contas do Fundo de Previdência de Jauru

O serviço de inteligência, inclusive, foi classificado como essencial pelo secretário de Estado de Segurança, para assegurar os resultados operacionais. “A utilização da estratégia na investigação e outros recursos da inteligência resulta na efetividade das operações policiais, como esta última que desarticulou uma organização criminosa que movimentou R$ 50 milhões em um ano e meio, e levou ainda ao confisco de bens e de contas identificadas no esquema”, frisou Gustavo Garcia.

Forças de Segurança

A pasta também concluiu 74,63% das ações de manutenção das atividades gerais da Polícia Militar (PM-MT), em atendimento às 268 unidades da corporação. Estão contemplados alimentação, aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), munições, diárias, material de consumo para policiamento ostensivo, material de expediente, contratos de manutenção da estrutura física e locação predial. No quesito de formação e capacitação de policiais militares, a meta já foi alcançada.

Outro ponto destacado na apresentação foi o cumprimento de 60% da meta de manutenção das unidades da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT). Nesta meta estão inclusas as diárias dentro e fora do estado, manutenção dos contratos continuados, dos contratos de locação de mão de obra terceirizada e locação de imóveis. No caso do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), a meta de capacitação profissional já teve 50% do total atingido. A prestação de serviços da Politec, que inclui manutenção dos contratos de prestação de serviços, aquisição de material de consumo e disponibilização de diárias, alcançou 40% do previsto para o ano todo.

Veja Mais:  Politec adquire equipamentos modernos para laboratório de revelação de impressões digitais

A Sesp apresentou ainda a meta de operações na região fronteiriça, que são coordenadas pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), cujo cumprimento está em 52,94%. Já o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) possui 60,33%. Os projetos sociais na área de segurança também foram citados: 140% de metas cumpridas no caso do Bombeiros do Futuro, 52,75% pela Rede Cidadã, e 46,48% no caso de atendimentos realizados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

No âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), foram realizadas 92,60% das ações de educação para o trânsito previstas; 51,30% dos processos de formação e habilitação de condutores; 34,60% em execução de processos veiculares (como licenciamento); 78,26% da estrutura mobiliária modernizada; 41% dos servidores capacitados; e 46,70% da meta de fiscalização de trânsito.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres

Publicado

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.

Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.

O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.

“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.

Veja Mais:  Semana da Conciliação Familiar de Lucas do Rio Verde atinge mais de 90% de acordos

O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT auxilia municípios afetados por enchentes; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam na região

Publicado

O governador Mauro Mendes determinou que a Defesa Civil do Estado preste o auxílio necessário aos municípios atingidos por enchentes e alagamentos, em decorrência das fortes chuvas desta terça-feira (14.1).

“Estamos atentos e ajudando os municípios nesse momento. Nossas equipes de Segurança e também da parte social estão de prontidão para auxiliar em tudo o que for necessário para que as famílias tenham amparo e possam se reerguer diante dessas enchentes”, afirmou o governador.

Ainda nas primeiras horas desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrências e auxiliar a população de Rio Branco e Salto do Céu, que registraram alagamentos.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram aos municípios para fazer o levantamento de danos e mapeamento das áreas de risco, além de monitorar a situação pela sala de controle.

Cuiabá

Em Cuiabá, desde segunda-feira (13) a Defesa Civil do Estado tem auxiliado o município para a decretação da situação de emergência em razão das chuvas.

Já na manhã desta terça-feira (14), equipes do Estado iniciaram o levantamento de danos, em apoio ao município, com avaliação das estruturas dos imóveis afetados no Bairro São Mateus. O local, que fica à beira do Córrego do Gambá, foi o mais afetado pela enchente.

Nova Olímpia

O Governo monitora também a barragem da Usina Uisa, em razão das fortes chuvas na região do município de Nova Olímpia.

Veja Mais:  Pleno define Maluf como relator das contas do Fundo de Previdência de Jauru

Pela manhã, militares do Corpo de Bombeiros e funcionários da usina estiveram empenhados em fazer aberturas no barramento da represa para a redução do nível de água.

As Prefeituras de Nova Olímpia e de Barra do Bugres foram orientadas a alertar a população do entorno.

Lucas do Rio Verde

O Estado monitora ainda o Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde, que está com 7,92 metros de profundidade nesta terça-feira, o que é considerado “alto”, acima da cota, que é de 2,9 metros, conforme dados da Agência Nacional de Águas. Apesar do nível alto do rio, ainda não há registros de inundações no município.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Programa SER Família abrange os 142 municípios de MT; veja passo a passo de como se credenciar

Publicado

O Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, instituído pelo Governo de Mato Grosso por meio da Lei Estadual nº 12.013 e executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem transformado a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa abrange todos os 142 municípios do Estado e visa reduzir as desigualdades sociais, promovendo a inclusão social de famílias em situação de pobreza e risco social. Confira os critérios para cadastro no programa e o passo a passo para se credenciar e garantir o benefício.

O programa repassa um auxílio de R$ 220, pago a cada dois meses às famílias cadastradas, com exceção do SER Família Mulher, que tem o de R$ 600 destinado às mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva pago mensalmente. Com foco na segurança alimentar, capacitação e melhoria de vida, com a finalidade do programa é dar autonomia às famílias para que elas tenham novas perspectivas.

Foto: Jana Pessôa

“Quando idealizei o programa SER Família, pensei em uma maneira de oferecer mais que um auxílio, mas um programa que representasse a ideologia do projeto, Superação, Esperança e Respeito (SER) e a Família como base. Por meio do programa SER Família as famílias também têm acesso ao programa de qualificação profissional, o SER Família Capacita. Desta forma as pessoas passaram a ter oportunidade de transformar a situação vulnerável em um futuro promissor”, explicou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Veja Mais:  Setasc capacita gestores e técnicos socioassistenciais dos 141 municípios sobre o Programa SER Família

O Programa

O programa SER Família é composto por outras ações direcionadas, como:

  • O SER Família Idoso, que beneficia idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade com R$ 220 para a compra de alimentos e remédios;
  • O SER Família Mulher, que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo suporte por meio de medida protetiva e renda per capita de até 1/3 do salário mínimo para despesas com aluguel, e outras despesas necessárias;
  • O SER Família Criança, que destina R$ 220 a famílias com crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade, voltado para a compra de alimento, material escolar e vestuário;
  • O SER Família Indígena, com auxílio de R$ 220, que apoia pessoas indígenas em extrema pobreza;
  • E o SER Família Inclusivo, com benefício de R$ 220, que oferece suporte a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, fornecendo recursos para alimentos e medicamentos.

Quem tem direito?

O programa é destinado às famílias com renda per capita de até R$ 105,00 e busca reduzir as desigualdades sociais, promovendo a cidadania e a inclusão social.

Para manter o benefício, os inscritos precisam estar matriculados em cursos de capacitação oferecidos pelos municípios e pelo Governo do Estado, a exemplo do SER Família Capacita. É importante ter ciência de que o programa é temporário e visa capacitar as pessoas para que conquistem empregos e melhorem suas vidas, com o auxílio financeiro como um suporte durante essa jornada.

Veja Mais:  Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário apresenta significativos avanços em Mato Grosso

Como é feito o credenciamento?

O primeiro passo é garantir que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado. Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e solicite a atualização cadastral. É preciso verificar se a família atende aos critérios de renda e inscrição no CadÚnico.

Uma vez aprovada, a família deverá cumprir algumas condicionalidades, como a comprovação da matrícula escolar dos filhos com frequência assídua de mais de 75%, carteira de vacinação em dia e a participação em cursos de qualificação profissional por meio do Programa SER Família Capacita e outros cursos ofertados pelos municípios em parceria com a Setasc.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana