Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Sesp apresenta tecnologias e operações a 110 alunos do Projeto Luz do Amanhã

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) recebeu, nessa terça-feira (18.11), um grupo de 110 alunos do Projeto Luz do Amanhã, dos municípios de Sinop (500 km ao Norte) e Sorriso (420 km ao Norte). A ação integra o calendário de atividades formativas do programa, que tem como objetivo aproximar adolescentes da realidade das instituições públicas e apresentar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Durante a visita, os alunos foram recebidos pelo secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri e conheceram a estrutura da Sesp, no Centro Político Administrativo de Cuiabá, o funcionamento dos setores administrativos e operacionais e, especialmente, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde acompanharam demonstrações das tecnologias de videomonitoramento utilizadas nas ações policiais.

Letícia Serpa Araujo, de 12 anos, há 10 meses no projeto, relatou que a experiência superou suas expectativas.

“Pensávamos que polícia era só prender. Hoje vimos que existe todo um mecanismo por trás das investigações. O que mais me chamou atenção foi a tecnologia das câmeras. Antes não existia nada disso e era mais difícil localizar pessoas. Com o reconhecimento facial, nos sentimos mais seguros”, afirmou.

Nicolly Maria, de 16 anos e há quatro anos no projeto, destacou que não imaginava a complexidade da estrutura da Segurança Pública.

“Eu sabia das câmeras, mas não que era uma tecnologia tão avançada. Vi quantas áreas existem aqui dentro, quantas pessoas trabalham nos bastidores. Essa visita me deixou ainda mais interessada. Quero fazer faculdade e seguir carreira na segurança, possivelmente no Direito”, contou.

Veja Mais:  Relatório Conclusivo do PPA 2020-2023 apresenta dados positivos da aplicação dos recursos públicos

Idealizado em 2008 pelo então capitão Dantas, no município de Feliz Natal, o Projeto Luz do Amanhã se expandiu para outras cidades da região norte do estado ao longo dos anos. Atualmente, permanece ativo em Sinop (desde 2015) e Sorriso (desde 2017), onde é executado dentro de unidades da Polícia Militar, em parceria com associações locais e com o apoio da Prefeitura.

O comandante do 12º Batalhão de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, explica que os alunos são selecionados pelas escolas, que indicam aqueles que apresentam maior afinidade com o propósito do programa.

“O objetivo é encaminhar esses adolescentes para longe da influência do crime, oferecendo formação humana, disciplina, fortalecimento escolar e, ao final, oportunidades reais de ingresso no mercado de trabalho”, destacou.

O tenente-coronel acrescenta que a visita de estudos tem a função de apresentar aos jovens estruturas que não existem nos municípios de origem.

“Eles conhecem setores estratégicos, profissões diversas e toda a engrenagem que existe por trás do trabalho policial. Isso amplia horizontes e ajuda na construção do projeto de vida de cada um”, completou.

O Projeto Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social, é uma iniciativa de prevenção primária que atende jovens de doze a dezessete anos em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é conduzido pela PM e funciona no contraturno escolar, promovendo atividades cívicas, lúdicas, esportivas, reforço educacional e noções de disciplina, responsabilidade e convivência comunitária.

Veja Mais:  Polícia Civil esclarece furto com prisão de suspeito e de receptador em Guarantã do Norte

Para ingressar, os estudantes precisam estar matriculados na rede pública, manter frequência escolar assídua e atender aos critérios documentais exigidos. Implantado em Sinop e em Sorriso, o projeto oferece um curso anual de iniciação básica com carga de 400 horas-aula. Após essa etapa, os adolescentes podem continuar na formação, ingressar em cursos profissionalizantes e, posteriormente, serem encaminhados ao mercado de trabalho como aprendizes.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil deflagra “Operação Raiz do Crime” em combate ao tráfico de drogas em Araputanga

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19.11), a Operação “Raiz do Crime”, em Araputanga. O objetivo foi de combater o tráfico de drogas na cidade.

Na ação, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em dois endereços, situados no Bairro São Luiz, nas proximidades do cemitério municipal.

Ao todo, foram cumpridas três ordens judiciais. Nos locais, os policiais encontraram diversas porções de substância análoga à cocaína, certa quantidade de dinheiro em espécie, além de várias embalagens plásticas usadas para fracionar drogas e uma balança de precisão. Um homem acabou sendo conduzido para a Delegacia de Polícia de Araputanga, em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Todo o material foi apreendido e levado para a unidade policial sendo posteriormente encaminhado para perícia técnica.

A Polícia Civil segue com a investigação para identificar e responsabilizar demais investigados envolvidos na prática criminosa, desarticulando o tráfico de drogas na região.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil esclarece furto com prisão de suspeito e de receptador em Guarantã do Norte
Continue lendo

Mato Grosso

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado

Parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e proprietários rurais tornou o Pontal do Marape, em Nova Mutum (298 km de Cuiabá), o primeiro assentamento 100% monitorado de Mato Grosso, com o programa Vigia Mais MT, beneficiando mais de 1,5 mil moradores.

Foram disponibilizadas pela Sesp aos moradores 12 câmeras, sendo 11 fixas com imagem em alta resolução e gravação noturna, além de uma Speed Dome que possui zoom de até 2,5km, rotação de 360 graus, além de infravermelho para gravação noturna.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou a importância da iniciativa da sociedade em expandir o alcance das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT e poder levar mais segurança em todo canto de Mato Grosso.

“O Vigia Mais MT é um programa criado justamente para que o Estado e a população unam forças contra a criminalidade, o Governo cede as câmeras e espaço na nuvem para armazenamento das imagens e a população, iniciativa privada ou instituições entram com o serviço de instalação e manutenção, fortalecendo a segurança e combatendo a criminalidade junto com o Estado”, reforçou.

A instalação das câmeras foi possível a partir da iniciativa da população e da Federação do Conselhos de Segurança (Feconseg-MT) com apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Barra do Garças e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Secretaria de Segurança Pública.

Veja Mais:  Mato Grosso voa mais alto

Até o momento, 95 associações e sindicatos já aderiram ao programa Vigia Mais MT, juntamente com 129 municípios, cinco secretárias e uma autarquia. Já foram distribuídas quase 20 mil câmeras e 18,6 mil estão em operação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha no serviço público estadual

Publicado

Nesta quinta-feira (20.11), feriado nacional do Dia da Consciência Negra, os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual não terão expediente. As unidades que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais como a segurança e a saúde, seguirão sem interrupção. O expediente retorna normalmente na sexta-feira (21.11).

O funcionamento atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2025, publicado no Decreto nº 1.183/2024.

Veja abaixo o que abre e o que fecha no serviço público:

Ganha Tempo
As sete unidades do Ganha Tempo estarão fechadas no dia 20 de novembro. O atendimento ao público retorna na sexta-feira (21), em todas as unidades do Estado.

Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), apenas a sede administrativa, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo não terão expediente no feriado. O expediente retorna sexta-feira (21).

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estará funcionando em regime de plantão.

A rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente no feriado.

Centro Estadual de Cidadania
Localizado no Várzea Grande Shopping, o Centro Estadual de Cidadania, sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), não abrirá no dia 20 de novembro e retorna na sexta-feira (21).

Veja Mais:  Inscrições abertas para aquisição de casas com auxílio do SER Família Habitação em Primavera do Leste

Segurança
A sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e demais unidades administrativas param no feriado. As atividades retornam na sexta-feira, 21 de novembro.

Os batalhões da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) não param os serviços de atendimento à população durante o feriado.

A Central de Flagrantes do bairro Verdão (Avenida Professor Ranulfo Paes de Barros, esquina com Av. 8 de abril, bairro Verdão – próximo à Arena Pantanal), a Central de Ocorrências de Cuiabá (Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão) e a Central de Flagrantes de Várzea Grande, todas unidades da Polícia Civil, funcionam normalmente, centralizam os procedimentos de flagrantes e registros de boletins de ocorrência.

As delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran) e de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) estarão em regime de plantão para os atendimentos emergenciais.

A Polícia Civil reforça que para ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá, que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas na capital. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.

Boletim de Ocorrência Online
O registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também o pré-registro de outros crimes pode ser feito de forma online, por meio da Delegacia Digital.

Veja Mais:  Empresa é classificada para concorrência da obra do Hospital Regional de Tangará da Serra

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana