Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Uma revolução como consequência da governança colaborativa

Publicado

Tudo, absolutamente tudo é possível no âmbito das políticas quando a vontade política se une à articulação propositiva e a cooperação institucional.

Tudo, absolutamente tudo é possível no âmbito das políticas quando a vontade política se une à articulação propositiva e a cooperação institucional. A consequência real é a transformação de dados em decisões e decisões em resultados concretos. Em Mato Grosso, desde 2023, estamos experimentando essa revolução com a política pública voltada para a primeira infância, especialmente quanto à expansão da educação infantil e, objetivamente, relacionada à construção de creches para atender crianças de zero a seis anos. Não é exagerado a utilização da palavra revolução. Uma revolução como consequência da governança colaborativa. Explico neste relato. Se você ler até o final, ainda será brindado com uma grata surpresa.

Em 2023, um inusitado diagnóstico, talvez o primeiro do Brasil sobre filas de espera, apontou a carência de 14 mil crianças aguardando vagas em creches. Faltavam unidades escolares apropriadas na maioria dos então 141 municípios; existiam ainda muitas obras inacabadas ou paralisadas por anos a fio. Tudo isso sete anos após a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância e o tema ganhar relevância midiática Brasil afora. Três anos, apenas, e após esse triste cenário, entramos em 2026 com um terceiro diagnóstico apontando uma queda para aproximadamente 10 mil crianças em fila de espera por vagas em creches. O que aconteceu em tão pouco tempo? Qual a mágica?

Veja Mais:  Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular

De novo, sem exagero algum, uma revolução consequência da união de vontade política, articulação propositiva e cooperação institucional. Decifrando essa operação: a vontade política nasceu no Tribunal de Contas de Mato Grosso, que criou a Comissão Permanente de Educação e Cultura (COPEC). A partir dessa iniciativa, o TCE-MT firmou parceria com uma ONG especializada na promoção de diálogo e articulação interinstitucional, o Instituto Articule. Dessa decisão, nasceu o GAEPE-MT, Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação em Mato Grosso, que reúne 19 instituições em permanente articulação, com reuniões mensais e tarefas diárias.

Leia mais:  Proteger os animais é um dever coletivo
Fui incisivo e decisivo na defesa de que o GAEPE-MT deveria concentrar esforços na pauta primeira infância, especialmente educação infantil, creches. Até mesmo ecoando o consenso de especialistas e estudos como do UNICEF, de que investir nessa fase é a melhor estratégia para o futuro do país. O vencedor do Prêmio Nobel de Economia James Heckman provou que primeira infância não é “gasto”, é o investimento com maior retorno para um país. Ele diz que cada dólar investido em programas de qualidade para a primeira infância retorna multiplicado em redução de criminalidade, maior escolaridade e produtividade econômica no futuro.

O certo é que o GAEPE-MT, por intermédio de todas as suas instituições reunidas e articuladas, fez o primeiro diagnóstico, chegou a um valor estimado e necessário de recursos, entendeu, se uniu e convenceu o Governo do Estado a financiar a expansão da oferta de vagas em creches – deixando a política pública de ser uma obrigação apenas dos municípios. Primeiro, conseguiu a alocação de recursos nas leis orçamentárias estaduais, um fato histórico em que tivemos a atuação decisiva do então presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, e apoio unânime dos demais parlamentares. Depois, se iniciou uma fase de retomada e execução de obras, primeiro em 15 municípios, já com planejamento e previsão de recursos para alcançar 45 cidades até 2027. Objetivo: diminuir a fila em aproximadamente 8 mil vagas.

Veja Mais:  Polícia Civil recupera notebooks e prende autor de furto a empresa em Confresa

Esta semana, dias 16, 17 e 18 de março, aconteceu um caso ainda mais inusitado, que merece emoldurar nossas memórias para sempre e servir de inspiração para fortalecer a governança colaborativa. A primeira creche que será inaugurada nesse esforço mato-grossense pela primeira infância será na cidade de Poconé, uma obra iniciada em 2013 e que estava paralisada. Em visita precursora para a inauguração, a COPEC esteve naquela cidade no dia 6 de março, para produzir relatório para reunião mensal do GAEPE-MT. Obra nos detalhes finais, mas com um problema: falta de mobiliário, falta de equipamentos tipo ar-condicionado. Apenas duas salas prontas, com móveis antigos. A Prefeitura informou que tinha parcos recursos para atender a necessidade, apesar da felicidade com a obra em conclusão.

Leia mais:  Vertigem ao levantar ou deitar: entenda o que pode estar por trás da tontura
Em reunião telefônica com a secretária-executiva da COPEC, Cassyra Vuolo, decidimos procurar recursos. Primeiro MEC, FNDE, sem chances. Voltamos os olhos para o orçamento do Estado, emendas parlamentares impositivas, emendas de bancada para a SEDUC. Ligação para alguns parlamentares. Resposta positiva do deputado Eduardo Botelho, querendo projeto descritivo. Isso no dia 16. No dia 17, a Undime, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso,  foi acionada e literalmente pariu um projeto, entregue no dia 18 ao parlamentar. Acionado o presidente da ALMT, deputado Max Russi. No mesmo dia, autorização concedida e os canais competentes, tipo SEFAZ, notificados.

Veja Mais:  Distribuição de mudas do Projeto Verde Novo tem grande procura em shopping de Cuiabá

Em apenas três dias, a governança colaborativa produziu novos resultados. A decisão política, a articulação propositiva, a cooperação institucional conseguiram resultados concretos. A emenda de aproximadamente 800 mil reais vai mobiliar e aparelhar a Creche Pró-Infância Frei Joaquim Tébar Fernandes, onde serão atendidas 179 crianças. É ou não é uma revolução? Eu acredito que estamos no caminho certo.  E precisamos celebrar essas vitórias.

Antonio Joaquim é Conselheiro, ouvidor-geral e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Fonte: TCE MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Escola de Governo de MT tem três artigos selecionados para o XI Congresso Consad de Gestão Pública

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Empaer apresenta proposta de parceria para ampliar atendimento no Médio Araguaia

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Unemat divulga obras literárias e data preliminar do Vestibular
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana